Enem no Pará: Mais de 300 mil inscritos farão prova neste Domingo(17)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Escola João Nelson / Foto: Google Maps/Marcelo Nunes

No próximo domingo (17), milhares de estudantes Paraenses vão fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Em um ano de pandemia do novo coronavírus, com aulas presenciais suspensas, estudantes e professores tiveram que se adaptar. Tiveram que transpor as salas de aula para dentro das próprias casas. Enfrentaram problemas de infraestrutura, internet de baixa qualidade ou mesmo ausência de conexão, entre outras questões.

No Pará, mais de sete mil agentes de segurança pública estarão mobilizados para atuarem em uma ação especial nos próximos dois finais de semana. A Operação Enem, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já está planejada para dar apoio na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, em todo o Estado, colaborando com a logística na segurança da distribuição das provas nas duas fases do certame nacional, dias 17 e 24 de janeiro. No Pará, cerca de 330 mil estudantes farão o Enem.

Enem Digital

O exame será um pontapé inicial para mudanças no Enem. A intenção do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026. As discussões e os testes para que isso seja possível ocorrem desde 2016.

  Mais duas pessoas morrem por Covid-19 em Canaã dos Carajás

O Enem digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após o Enem impresso, que será nos dias 17 e 24 de janeiro. As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que já foram previamente testados pelo Inep. Ao todo, serão cerca de 4 mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirão, portanto, acessar a internet ou documentos do computador.

Deixe uma resposta

Leia mais