Nova Serra Pelada: Grande Mina de outro é encontrada em MT – Portal Canaã

Nova Serra Pelada: Grande Mina de outro é encontrada em MT

Aventureiros’ chegam diariamente a Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso em busca de ouro. Funcionários têm deixado emprego para ir a garimpo que ‘parece cidade’.

O ouro que está sendo explorado nas últimas duas semanas em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) tem um grau de pureza de 99%. Por isso, o garimpo improvisado tem atraído tantos moradores da cidade de 42,5 mil habitantes, sem experiência em mineração. O prefeito acredita que não mais que 500 pessoas que estão atuando no garimpo vieram de fora da região.

A estimativa é que mais de 2 mil pessoas estejam tentando extrair ouro na serra localizada a cerca de 20 km da cidade, que está sendo chamada de “Serra Pelada de MT”. Porém, o número de pessoas no local oscila bastante. Ele se reuniu com o governador Pedro Taques (PSDB) na manhã desta quarta-feira (14) para pedir auxílio do Estado na saúde, segurança e organização.

Um problema que essa descoberta causou foi a redução da oferta de trabalhadores na cidade, já que muitos optaram por ir para o garimpo. Está difícil manter os funcionários no emprego, segundo o prefeito da cidade, Donizete Barbosa (PSDB), que também é empresário na região.

 

OURO ILEGAL
O Ministério Público Federal pediu a retirada das pessoas que estão no garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (MT), na área que em poucos dias ficou conhecida como “Serra Pelada de Mato Grosso”. Na ação protocolada nesta terça-feira (13/10), o MPF também pede que a Justiça Federal determine, com o suporte da Polícia Militar, Exército e Polícia Federal, o fim de toda atividade de extração de ouro.
Para o Ministério Público Federal em Cáceres, a extração de ouro desenvolvida por centenas de pessoas é ilegal, não há autorização ou licença para lavra emitida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.
Os recursos minerais são bens da União, conforme determina o inciso IX do artigo 20 da Constituição da República. A extração sem a devida autorização do órgão fiscalizador constitui dano ao patrimônio da União.
ECONOMIA LOCAL
A economia de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) está aquecida nos últimos 15 dias, desde a descoberta de ouro na Serra do Caldeirão, a cerca de 20 km da cidade. Alguns setores da economia do município de 42 mil habitantes registraram aumento de mais de 700% nas vendas – é o caso do comércio de veículos. Uma concessionária de carros pulou de quatro veículos vendidos por mês para 35 desde a abertura do garimpo. A venda de alimentos e água também está em alta.
– olhardireto.com.br
Redação do Portal Canaã

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta