Há 20 Anos: Vale descobria jazida de 150 toneladas de ouro em Curionópolis – Portal Canaã

Há 20 Anos: Vale descobria jazida de 150 toneladas de ouro em Curionópolis

Duas décadas atrás, uma das maiores jazidas de ouro do país foi supostamente descoberta pela mineradora Vale SA na cidade de Curionópolis, no Pará, aproximadamente 2 km de Serra Pelada. A expectativa na época foi de que a nova Mina aurífera, em planejamento de exploração em 10 anos, operasse com a geração de cerca de 15 toneladas por ano, um quarto de toda a produção brasileira em 1995.

Recorte da publicação em 2 de fevereiro de 1996. Foto: Divulgação/Arquivo DC.
Recorte da publicação em 2 de fevereiro de 1996. Foto: Divulgação/Arquivo DC.

No total, eram supostamente 150 toneladas do metal mais precioso, avaliadas em 1,6 bilhão de dólares. Confira um trecho da matéria publicada em 1996:

(…) A reserva, que deverá entrar em produção dentro de três anos, representa mais de duas vezes a produção anual de ouro do país, que em 1995 ficou em 63 toneladas. A mina está na região de Serra Leste, município de Curionópolis, a 55 quilômetros de Carajás. A notícia foi dada ontem pelo ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, e comunicada às bolsas de valores às 17h, após fechado o pregão (…).

O presidente da Vale, Francisco Schettino, esclareceu que época o ouro era do tipo “fino” (sem pepitas) e que seria explorado de forma mecanizada e subterrânea.

Porém, o ministro das Minas e Energias na época, Raimundo Brito, declarava ao final da matéria que as “pesquisas” não estavam concluídas e que possivelmente seria de conhecimento geral sete meses adiante (agosto de 1996).

20 anos depois.

 

Fonte: Jornal Diário do Comércio 

 

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.