Horizonte avança no licenciamento do projeto Araguaia

A Horizonte Minerals, dona do projeto de níquel Araguaia, em Conceição do Araguaia (PA), disse que está perto de finalizar os planos de controle ambiental para a planta do processo RKEF, um tipo de forno calcinador elétrico, e para a infraestrutura da mina.

Segundo um comunicado emitido ontem (18), a estratégia de licenciamento ambiental do projeto Araguaia foi apresentada ao secretário estadual de Meio Ambiente em 4 de julho deste ano, como parte da abordagem da mineradora e de sua equipe de licenciamento.

O comunicado diz ainda que um novo inventário de flora foi concluído e uma campanha de campo da fauna está em andamento com 15 especialistas em biologia trabalhando no local, sendo que quatro integrantes dessa equipe são do Estado do Pará.

“Linhas de água e de energia estão congeladas com pedidos de licença em preparação”, diz o comunicado da mineradora. “A Horizonte está empenhada em trabalhar com parceiros federais, estaduais e locais para garantir que uma robusta operação de níquel em larga escala seja implementada com sucesso no Estado do Pará. Ao realizar novas campanhas de fauna e flora, conseguimos caracterizar ainda mais a biologia desta região de cerrado. Nossa estratégia de licenciamento, apresentada ao secretário estadual do Meio Ambiente, foi recebida positivamente e agora temos um caminho claramente definido para obter todas as licenças necessárias para a construção dentro do cronograma dos estudos de viabilidade”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte, em nota.

O empreendimento, cuja licença prévia foi emitida em maio de 2016, tem o objetivo de produzir 14.500 toneladas de níquel por ano em uma mina com vida útil estimada em 28 anos. “Com isso em mente, o objetivo do programa de sustentabilidade é estabelecer as bases para uma mina de níquel robusta e de longo prazo”, declara a empresa.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *