Em Conceição do Araguaia, mineradora apresenta plano de lavra com potencial para 5 mil empregos

A Horizonte Minerals, que tem o projeto Araguaia Níquel, localizado m Conceição do Araguaia (PA), tem avançado no chamado “Projeto Araguaia ”, de prospecção de minério de níquel. A mineradora anunciou, nesta terça – feira (7) que enviou o Plano de Lavra para a Agência Nacional de Mineração (ANM), antes conhecida como Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Junto com o plano, a mineradora apresentou também o Plano de Aproveitamento Econômico (PAE). A Agência Nacional de Mineração (ANM) já deu a aprovação formal para os relatórios finais de exploração da Horizonte, que cobrem as reservas minerais para a vida útil da mina de 28 anos e tem potencial para criar aproximadamente 500 novos empregos na fase operacional.

Em nota divulgada a mineradora informou que a aprovação pela ANM do Plano de Lavra, juntamente com a aprovação da Licença de Construção pela autoridade ambiental do Estado (Semas), se constitui nas principais licenças de mineração e meio ambiente para que a Horizonte inicie a construção do projeto Araguaia.

Localização do projeto de níquel Araguaia, em Conceição do Araguaia

Segundo  o CEO da Horizonte, Jeremy Martin, além da Licença de Construção protocolizada no mês passado, a apresentação do Plano de Lavra é outro importante marco do licenciamento do projeto Araguaia à medida que ambos nos darão as permissões necessárias para iniciar a construção de minas. “Estamos satisfeitos que a ANM tenha aprovado os relatórios finais de exploração para todas as reservas minerais. A protocolização do Plano de Lavra, como parte do Estudo de Viabilidade em curso no projeto Araguaia, marca uma mudança importante, levando o empreendimento da fase de exploração à fase de desenvolvimento da mineração e, portanto, reduzindo o risco do projeto”, declarou o executivo.

Martin diz ainda que o aumento do preço do níquel nos últimos três meses, atribuído à consistência da demanda do aço inoxidável e à perspectiva de aumento da demanda para baterias de veículos elétricos, tornou o empreendimento mais atraente. Ontem, a tonelada do níquel foi cotada a US$ 12.850 para entrega em três meses. Há um ano, a cotação era de aproximadamente US$ 10.800 a tonelada.

O projeto Araguaia tem o objetivo de produzir 14.500 toneladas de níquel por ano contido em 50 mil toneladas de ferro níquel, produzidas a partir de 900 mil toneladas de minério que serão processadas em um forno calcinador rotatório elétrico.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *