Vereadores conhecem diferente método construtivo da barragem do Sossego em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Barragem do Sossego
Barragem do Sossego

A mineradora Vale recebeu na manhã da última sexta-feira (15), um grupo de vereadores de Canaã dos Carajás para conhecer suas operações e principalmente a barragem do Sossego. A visita foi agendada após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

A barragem do Sossego adota o modelo de construção diferente do usado na barragem 1 da mina Córrego Feijão em Brumadinho. Em Minas, a barragem tinha alteamento a montante, a qual emprega o próprio rejeito na construção. O modelo adotado no Sossego emprega solo compactado/rochas. O geotécnico da Vale, Francinaldo Sindeaux citou ainda outras características, que favorecem a segurança da estrutura. “Além do método, há uma pilha de estéril na frente da barragem e um cordão rochoso que circunda a barragem e toda tecnologia de monitoramento”.

Os vereadores que participaram das visitas foram: Gesiel Ribeiro (PHS), Baiano do Hospital (PHS), João Batista (PT), João Nunes (PMDB), Dionísio Coutinho (PSC) e o presidente da câmara, Wilson Leite (PDT).

Após a visita, o sentimento foi de tranquilidade entre os vereadores. “A visita foi muita proveitosa, eu tirei minhas dúvidas, e realmente eu comprovei aqui que a segurança na barragem é muito grande, porque além da estrutura mesmo, ainda tem esse calção aqui que é uma pilha de estéril que faz esse suporte, é praticamente impossível isso daqui romper. Eu saio daqui mais despreocupado, e vou passando isso para a nossa sociedade, que se preocupa muito com a Barragem do Sossego”, declarou o vereador Gesiel Ribeiro.

Veja também:  Compra de materiais e insumos movimenta economia de municípios do sudeste do Pará

“Eu gostaria de passar a segurança para o pessoal de Canaã dos Carajás e da Vila Bom Jesus, aqui vocês podem estar seguros, eu conheço aqui desde o início da implantação, meu filho trabalha aqui dentro, eu preocupava, mas agora acabou mais minha preocupação, porque é seguro aqui e tranquilo, aqui é diferente do que as pessoas estavam falando”, disse Baiano do Hospital.

Visita dos Vereadores na Barragem do Sossego em Canaã dos Carajás (PA)

 

 

Deixe uma resposta

+ Sobre

Coronavírus

Ultimas notícias