Vale usa simuladores para treinar operadores do sistema truckless no projeto S11D

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Immersive Technologies vai fornecer quatro simuladores de alta tecnologia para a Vale no projeto S11D, em Canaã dos Carajás. A mineradora brasileira vai usar os equipamentos para treinar os operadores de máquinas de carregamento em ambientes virtuais personalizados para garantir a incorporação dos novos procedimentos de segurança e produtividade com a adoção do sistema truckless no transporte do minério da mina até a usina.

No lugar dos 100 caminhões fora de estrada que seriam necessários para transportar o material, uma estrutura composta de escavadeiras e britadores móveis extrairá o minério de ferro e alimentará 37 quilômetros de correias transportadoras, que levarão o produto até a usina de processamento. A substituição diminui a quantidade de resíduos, como pneus, filtros e lubrificantes, e permite a redução de 77% do consumo de combustível, segundo a Vale.

O sistema truckless representa uma mudança significativa na função e na experiência dos operadores dos equipamentos de carregamento, segundo a Immersive Technologies. A empresa disse que em operações convencionais de mineração, os caminhões ficam posicionados cuidadosamente para o carregamento do material. As informações são de comunicado enviado à imprensa pela Immersive.

Em S11D, será necessário operar britadores móveis, o que exige equipamentos auxiliares. Por meio de métodos avançados de treinamento, usando a tecnologia dos simuladores, os operadores estão preparados para novos desafios envolvendo produtividade e segurança, afirmou a Immersive.

  Casa da Cultura de Canaã promove espetáculos virtuais e gratuitos com artistas paraenses

“A ferramenta de simulação é extremamente poderosa, porque além de capacitar as pessoas na operação de equipamento com alta performance e baixo custo, também fornece treinamento em situações de alto risco de acidente, o que pode ser imprevisível em uma operação real”, afirmou José Carlos Ramos, especialistas das operações de mineração de ferrosos da Vale.

Com cenários customizados, os simuladores usados pela Vale facilitam o desenvolvimento e a implementação dos procedimentos corretos para as escavadeiras do sistema truckless, posicionamento adequado e gestão eficiente. Segundo a Immersive, por meio da captura e análise de dados será possível desenvolver e otimizar novas habilidades e competências dos operadores.

“A mineração sem caminhões [truckless é definitivamente algo que a indústria está prestando atenção e assim como qualquer outro método, o elemento do treinamento é extremamente importante para o desenvolvimento. Nós trabalhamos de perto com os clientes e os principais OEMs por 20 anos, construindo nossa capacidade de estar em uma posição para entregar as melhores soluções”, afirmou César Guerra, vice-presidente regional da América Latina da Immersive Technologies.(NMB)

Deixe uma resposta

Leia mais