Vale se reúne com produtores rurais da Serra do Rabo e esclarece processo de indenização

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale assinaram no início desta semana, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a regularização fundiária do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (PARNA)
Representantes da Vale dialogam com os produtores Rurais de Canaã / Foto: Jorge Clésio

Nesta quinta-feira (20), às 14h, a mineradora Vale se reuniu com os produtores rurais da Serra do Rabo para tratar do processo de regularização fundiária pendente entre as partes. A reunião aconteceu no auditório da Agência Canaã, com a presença da gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha, representantes da área de negócios imobiliários; o presidente da associação, Daniel; o advogado Vinícius Borba, que advoga pelos produtores e o presidente da Câmara Municipal, Wilson Leite.

O processo de negociação se deu após a assinatura de um acordo de regularização entre a Vale e o ICMbio, na última segunda-feira (17). Segundo o acordo, uma empresa terceirizada ficará responsável pelos procedimentos de levantamento fundiário.

Na reunião, foi apresentado aos produtores as delimitações da área do parque e como se darão os procedimentos de regularização, por parte da empresa.

Segundo Vinícius, os produtores legalizados e comprovados como moradores serão representados, e que, será bem criterioso ao separar os infiltrados que tentam se aproveitar da situação.

“Não vamos advogar por pessoas que estão no meio para contaminar o processo. Quem não tem direitos não serão representados.”, disse o advogado.

Silvia Cunha, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã e representantes da área de negócios imobiliários.

Acompanhe o Caso

Na quarta-feira (5), os produtores realizaram o bloqueio da linha de ferro, onde foram ordenados a desobstruir as vias, pela justiça.

Na quinta-feira(6),  o advogado, que representam as famílias lançou um desabafo sobre a situação.

Na sexta-feira(7), juiz nega a prisão de produtores a pedido da Vale, por reconhecer que não houve crime ao continuarem acampados, próximo a portaria do S11D.

Dia 13, um dos manifestantes é multado pelo ICMbio em R$20.

Dia (17), aconteceu a desmobilização do produtores rurais.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *