Canaã Dos Carajás

V Fenecan dá largada ao esperado concurso gastronômico, com novidades nesta edição

Foi dada a largada para o concurso gastronômico “Sabor de Canaã: Receitas de Família”, neste sábado (23), com a gravação do primeiro episódio do certame, no mercado municipal de Canaã dos Carajás. O concurso será transmitido pelas mídias sociais da V Fenecan, com o objetivo de criar e difundir uma identidade culinária e de sabores da região.  

Durante as gravações, estiveram presentes o presidente da Associação Comercial Industrial de Canaã dos Carajás (Aciacca), Wender Damasceno; a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, Fernanda Ferreira; a prefeita Josemira Gadelha; os participantes e o chefe de cozinha Matheus Sousa, que conduzirá as etapas do concurso.

Na ocasião, os participantes puderam comprar no mercado municipal os ingredientes que farão parte de suas receitas. Cada concorrente – todos cozinheiros moradores da cidade – ficará encarregado de apresentar uma receita com identidade regional e temperos locais, a ser avaliada pelos jurados e pelo público.

A prefeita do município, Josemira Gadelha, fez questão de ressaltar a sua satisfação com todos os benefícios que o concurso vem trazer para a cidade. “Nós temos essa riqueza em Canaã dos Carajás e é uma grande alegria dar continuidade a este festival gastronômico com inovações”, pontuou. 

Para ela, o mercado municipal é um importante símbolo da produção local. Reunindo uma grande diversidade do que é produzido na zona rural do município, o lugar escolhido para as compras valoriza a produção local, oferecendo uma gama de produtos de qualidade.

“Queremos que Canaã dos Carajás seja sempre essa cidade que mostra ao mundo o que tem de melhor”, resumiu.

O presidente da Aciacca, Wender Damasceno, reconheceu a contribuição do concurso gastronômico na geração de renda para a população e na qualificação dos profissionais que pretendem atuar na área, abrir, ou expandir a sua empresa.

“Eu creio muito que tanto no financeiro pra eles, como mostrar pra nossa cidade, fomentando o comércio, comprando os ingredientes no comércio local nós vamos fomentar bastante a nossa economia”, declarou.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, Fernanda Ferreira, aliar o concurso gastronômico com o consumo dos produtos locais é de suma importância, uma vez que contribui com o fomento da economia local, ao mesmo tempo que mostra toda a diversidade de produtos que podem ser encontrados aqui. 

Ainda para Fernanda, o concurso deixa uma grande expectativa.

“É o primeiro concurso que a gente faz, envolvendo pratos que vão mostrar a identidade de Canaã. Vai ser um prato para a população conhecer e um prato para diversificar. Então, acredito que, para os participantes, seja um momento único, que nunca aconteceu antes na nossa Fenecan”, destacou. 

A diretora da Agência de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, Graça Reis, que também é uma das participantes do concurso, acredita que o evento gastronômico terá um sabor de emoção. Através da sua receita, ela apresentará a história de uma grande amiga, com quem, inclusive, aprendeu a receita que, agora, concorrerá ao prêmio.

“A Prefeitura está de parabéns e a Associação comercial acertou nos dando essa oportunidade de valorizar o que existe de melhor na nossa região”, afirma.

A proposta do concurso este ano também surpreendeu a empresária Flávia Rodrigues, que resolveu participar e contar um pouco da história da sua família através da comida.

“Como foi um concurso aberto a todo tipo de público, achei interessante participar porque eu trouxe uma receita que gosto muito e é uma coisa que aprendi quando criança e sempre faço”, revelou.

O concurso integra as programações da V Feira de Negócios de Canaã (Fenecan), realizada pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca), com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Fique atento aos dias 5 e 6 de novembro, quando você poderá acompanhar na íntegra o concurso gastronômico através das redes sociais e plataforma digital da V Fenecan.

Reportagem: Maiara Cruz

Compartilhar
Por
Redação