Urgente: Fogo invade área de Proteção Ambiental de Canaã dos Carajás, adolescente foi o responsável

Foto: Silvia Lopes / Portal Canaã

A fumaça proveniente de um incêndio que atingiu parte da uma Área de Preservação Permanente em Canaã dos Carajás, aos poucos tomava conta do céu da cidade e chamou a atenção de uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, que rapidamente fez buscas pela origem do incêndio.

Minutos depois, o grupo flagrou, no Bairro Monte Castelo, um adolescente de 17 anos que, a pedido de uma tia, havia limpado um lote e em seguida usou fogo para se livrar dos resíduos. “Nó nos deparamos com uma grande fumaça, chegando lá, encontramos um rapaz. Segundo informações do próprio menor, ele estava limpando o lote a pedido de uma tia, só que ele usou o fogo de uma forma desordenada e conseguiu fazer um estrago, uma devastação em uma área de APP”, explicou Wriel Alves, agente ambiental.

O flagrante ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 13. A área atingida faz divisa com o Aterro Sanitário da cidade. Após uma ação rápida dos agentes para conter as chamas, o adolescente foi conduzido para a delegacia de policia na companhia do pai. “Lá é uma área de Proteção do Município e o fogo se alastrou rapidamente devido ao tempo seco. Esse flagrante foi o resultado de uma parceria entre a Semma e as Policias Civil e Militar. Trouxemos o adolescente para a delegacia na companha de seu responsável para ser ouvido e tentar ver uma maneira mais amigável de resolver por ser tratar de um menor que cometeu um crime ambiental que cabe multa”, destacou Wriel.

Ainda segundo o agente, em razão da chuva dos últimos dias, o número de incêndios, do tipo criminoso, que é o mais comum, reduziu na cidade, mas as fiscalizações devem continuar. “Devido à chuva nos últimos dias, os incêndios deram uma acalmada, mas isso não significa que não haverá mais incêndios porque, infelizmente a nossa Zona Urbana tem dado muito trabalho diferente da Zona Rural. Na maioria das vezes, os incêndios são criminosos, então, nós vamos redobrar as nossas rondas diárias e todo o nosso processo de fiscalização para inibir essas ações. Nós estamos sempre orientando as pessoas para que eles tenham mais consciência. Se elas forem utilizar o fogo como meio de limpeza, que observem antes se estão próximos à área de grande capacidade de queima e procurem outros métodos”, finalizou.

Foto: Secretaria de Meio Ambiente

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta