Categoria: Canaã Dos Carajás

Unifesspa apresenta projetos de pesquisa e extensão para o polo educacional de Canaã dos Carajás

Na manhã da última quinta-feira (24), uma equipe de servidores técnicos e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação do município de Canaã dos Carajás, para apresentar formalmente diversos projetos de pesquisa e extensão, resultado dos convênios entre a Unifesspa e o município.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de educação, Roselma Feitosa Milani, e sua equipe técnica de gestão da educação básica e superior no município. Pela Unifesspa, participaram o diretor-geral do Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti), Elias da Silva Albuquerque, e sua equipe, bem como diversos professores coordenadores de cursos de graduação e projetos de pesquisa e extensão da Unifesspa na cidade.

Roselma Milani, Secretária de Educação, falou sobre a importância do encontro e da integração entre a Unifesspa e o município, para consolidação da política pública educacional. “Queremos fortalecer essa parceria, para que a universidade se torne mais presente dentro do ensino da educação básica. Com isso, ajudar na construção de políticas públicas que tornem a educação cada vez mais equitativa e qualitativa”, disse.

“Nessa reunião, nossos professores puderam apresentar seus projetos que podem ser desenvolvidos em Canaã dos Carajás. A recepção foi muito boa para as propostas, como os projetos de bioconstruções, hortas agroecológicas, robótica, etc. Tudo isso veio para somar e mostrar a competência da Unifesspa no ensino, na pesquisa e na extensão”, declarou Elias Albuquerque, diretor-geral do Pepeti.

O professor David Cardoso, do Instituto do Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa), destacou a inter-relação entre os projetos do Pepeti e como eles vão funcionar. O projeto Bioconstruções, coordenado por ele, vai instalar biodigestores dentro de propriedades rurais do município.

“Em contrapartida, o produtor que for contemplado deverá instalar um hectare de sistema agroflorestal. Com isso, vamos produzir biofertilizantes, ação que estará atropelada a outro projeto do Pepeti, o de hortas agroecológicas. Assim, encadeamos uma logística social, ambiental, sustentável e tecnológica voltada para pesquisa e extensão em Canaã dos Carajás, por meio da Unifesspa”.

Projetos

Na ocasião, foram apresentados os projetos “Horta Agroecológica nas escolas do Município de Canaã dos Carajás”; “Uso se robótica nas escolas como ferramenta de ensino de Ciências Exatas”; “Robótica para Todos: desenvolvimento de dispositivos robóticos para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Canaã dos Carajás”.

Também foram apresentados os projetos “Engenharia Civil de portas abertas”; “Brincando de ver: leitura visual de obras de arte na escola”; “Rede de arte na escola: produção, pesquisa e formação”; “Projeto bioconstruções”; o curso “Inglês para todos”; e a “Pós-graduação em Educação Especial”.

Programa Permancer

Desde o último dia 23 de setembro, estão abertas as inscrições do processo seletivo para bolsistas e voluntários do “Programa Permanecer”. Serão selecionados bolsistas na modalidade de Bolsas de Iniciação Científica, no valor mensal de R$ 400, para atuarem em um dos sete projetos de pesquisa e extensão, contemplados pelo Edital e sediados em Canaã dos Carajás.

Ao todo são ofertadas 39 (trinta e nove) bolsas, distribuídas da seguinte forma: 27 vagas para estudantes das turmas de Canaã dos Carajás e 12 vagas para estudantes das turmas de Marabá. A inscrição dos candidatos à seleção ocorrerá será pelo SigEventos.

Compartilhar
Por
Redação