Unifesspa apresenta primeiro biodigestor (biofertgás) em Canaã dos Carajás

Projeto vai tornar agricultura mais sustentável e produtiva

Trazer o ensino, aliado à pesquisa e à extensão. Esse é o objetivo da universidade pública, que está sendo cumprido em Canaã dos Carajás com a presença da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) presente com sete turmas no município.

Nesta semana, o projeto Bioconstruções (que inclui pesquisa e extensão para produção de leite orgânico, introdução de sistemas agroflorestais, e horta nas escolas) apresentou à prefeitura e à comunidade de Canaã o primeiro biodigestor produzido para utilização na zona rural de Canaã de Canaã. O equipamento transforma matéria orgânica, como fezes e urina de animais e outros resíduos em biofertilizante e em biogás.

A intenção é instalar biodigestores para auxiliar produtores rurais, que, como contrapartida, passam a utilizar sistemas agroflorestais sustentáveis, que serão acompanhados pela UInifesspa e alunos do curso de agronomia.

Com o biofertilizante feito a partir do biodigestor, é possível fazer melhoramento do pasto, sistemas agroflorestais e utilização nas hortas escolares. Já com o biogás é possível substituir o uso do gás tradicional e até instalar geradores elétricos nas propriedades.

“É um projeto ambiental, social, econômico e de viés sustentável que vem somar dentro da cadeia de produção em Canaã a inovação e a tecnologia”, sustenta o professor Davi Cardoso, pós doutor em engenharia de biomateriais e professor do Instituto do Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa).

A prefeitura de Canaã está licitando a obra de construção do prédio que será cedido à Unifesspa em Canaã, que contará com laboratórios modernos, mas, na opinião do professor, atualmente, os laboratórios da Unifesspa em Canaã, tem sido o trabalho de campo. “Estamos promovendo ensino e através dos projetos de extensão, gerando pesquisa que vai gerar um retorno para a comunidade”, concluiu.

Já a secretária de Educação de Canaã, Roselma Milani Feitosa, ressaltou a importância da integração entre a Unifesspa e o município, para consolidação da política pública educacional.

“Queremos fortalecer essa parceria, para que a universidade se torne mais presente dentro do ensino da educação básica. Com isso, ajudar na construção de políticas públicas que tornem a educação cada vez mais equitativa e qualitativa”, disse.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *