Uma Nova Esperança, Projeto Níquel Vermelho em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Explorando o cobre, a mina de Sossego foi a primeira a ser construída, com início de suas operações em 2003. Em 2011, iniciou a construção da mina do Complexo S11D Eliezer Batista, considerado o maior complexo minerador da história da Vale. Em 2018, uma nova esperança o Projeto Níquel Vermelho que foi recentemente adquirido pela inglesa Horizonte Minerals.

O principal projeto da companhia é a mina de níquel de Araguaia, a 25 quilômetros da estrada que liga os municípios de Conceição de Araguaia e Redenção. O comunicado à imprensa desenvolvido pela Horizonte Minerals despertou uma nova esperança para a terra prometida descrita nos livros de “Daniel” e “Êxodo” como “terra que emana leite e mel” e “Genesis” afirma, sobre os recursos minerais disponíveis na região como: “ouro”, “cobre” e “níquel”.

A Horizonte Minerals informou em dezembro que fechou a compra do projeto de níquel e cobalto Vermelho em Canaã dos Carajás, por US$ 8 milhões. O projeto de níquel Vermelho está localizado a aproximadamente 85km da parte norte do projeto Araguaia da Horizonte, localizado ao sul do distrito mineiro de Carajás. O distrito de Carajás é uma região mineira estabelecida com infraestrutura bem desenvolvida, incluindo ferrovias, estradas e energia hidrelétrica.

O projeto Vermelho foi desenvolvido pela Vale com o objetivo de se tornar sua principal operação de níquel-cobalto. Foram realizados trabalhos extensivos no projeto, que incluíram programas de perfuração, totalizando 152.000 metros, trabalho de teste-piloto de escala completa e estudos detalhados de engenharia.

Estudo de Viabilidade

O Estudo de Viabilidade incluiu um teste de metalurgia de cinco anos e programa de planta piloto que entregou a média de 96% das taxas de extração de lixiviação de níquel e cobalto, adicionalmente ao níquel teor LME – foi produzido cátodo. O Estudo de Viabilidade mostrou capacidade de produção de 46.000 toneladas/ano (tpa) de níquel metálico e 2.500 tpa de cobalto metálico, com expectativa de vida comercial de 40 anos. O Vermelho foi subsequentemente colocado em retenção após a entrega do Estudo de Viabilidade (FS) mediante revisão interna.

Equipe de Redação do Portal Canaã 

Os comentários estão desativados.

Leia mais