Categoria: Canaã Dos Carajás

UFPA e USP promovem o 1° Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas

Acontecerá, nos dias 04 e 05 de novembro de 2020, o “Workshop Smart City Canaã dos Carajás”. O evento apresentará à sociedade todas as ações do projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”, celebrado no Convênio 02/2020 entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Universidade Federal do Pará, por meio do FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE CANAÃ DOS CARAJÁS – FMDS, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo. O convênio é coordenado pelo Prof. Renato Francês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da UFPA.

O projeto visa à implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás, contemplando as principais áreas do cotidiano da cidade, como:

Saúde Pública (aplicações em home-care, monitoramento de doenças negligenciadas, telemedicina e segunda opinião médica); Segurança Pública (vídeo-monitoramento por câmeras e drones, atividades de inteligência em segurança pública); Educação (integração de sistemas e serviços da rede pública municipal, Educação a Distância, integração com o Polo Universitário de Canaã dos Carajás); Meio Ambiente (monitoramento de qualidade do ar, água, mineração, poluentes e fatores impactantes oriundos de atividades dos projetos existentes/em implantação na região).

O projeto implantará desde dispositivos de IoT, drones, sensores, passando pela infraestrutura de telecomunicações, até a aquisição de uma estrutura de computação de alto desempenho e um data center para a cidade.

O projeto Smart City é a gênese do projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes) – uma rede nacional, coordenada pelo Prof. André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemática e Computação (ICMC/USP).

O projeto IARA foi submetido à Chamada de Propostas FAPESP – MCTIC – CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial e contempla: 35 Universidades brasileiras, 15 Universidades estrangeiras, 98 Pesquisadores, 8 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 6 Prefeituras e grandes empresas, como: Ericsson, AXXONSOFT, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), INTEL, JACTO, SPLICE, TIM e VALE.

Workshop Smart City Canaã dos Carajás reúne um conjunto de atores e temas de importância planetária. O evento será inteiramente remoto, gratuito e transmitido pelo canal no YouTube da Unifesspa.

Dia 4 de novembro, 17h

• Abertura do evento:
Mesa de abertura: Prefeito de Canaã dos Carajás, Sr. Jeová Andrade, e do Reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho.
• Apresentação do projeto Smart City Canaã dos Carajás
Prof. Dr. Renato Francês (UFPA) – Coordenador do Projeto.
• Apresentação do projeto IARA
Prof. Dr. André Carvalho (USP)
o Participação de Intel, Ericsson, FCA, Splice e Vale.

Dia 5 de novembro, 17h

• Apresentação das primeiras aplicações em Canaã dos Carajás
Prof. Dr. Aldebaro Klautau (UFPA).
• Painel 1: O papel da sociedade no processo de definição das
prioridades da cidade.
• Painel 2: O papel das IFES que atuam na região na construção
coletiva do projeto
Reitores da Unifesspa e do IFPA e vice-Reitor UFPA
Mediador: Prof. Dr. João Weyl
• Encerramento: Apresentação do “ONovoLab”.

Compartilhar
Por
Jorge Clésio