‘Terra prometida’ vive clima de fim de obra do megaprojeto S11D

Segundo a Bíblia, Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo. Em sua homônima paraense, o que se vê é o aumento do desemprego e da violência com a aproximação do fim da obra do S11D, maior projeto da história da Vale.

Desde que a mineradora iniciou as obras, em 2013, a 50 quilômetros da área urbana do município, Canaã dos Carajás foi alvo de intenso processo de imigração, com a chegada de trabalhadores em busca de uma das 12.600 vagas do empreendimento.

Em 2015, quando o pais perdeu 1,5 milhão de postos de trabalho, o município foi o que mais gerou empregos, com 3.051 vagas criadas.

população

“Como tem problema de emprego no pais inteiro, eu vim para cá há seis meses. Mas não achei nada. O dinheiro que eu tinha gastei pagando aluguel. Já pedi prato de comida para amigos”,afirma Jairo Nicacis, 30.

Das 12.600 vagas no pico da obra restam atualmente cerca de 10 mil empregos. Esses numero vai cair para 5.000 até o fim do ano, segundo Vale. Como a operação será muito automatizada, serão só 2.600 funcionários trabalhando no S11D, com perfil da cidade mais qualificado.

Como outros municípios receberam grandes projetos, Canaã não estava preparada para o boom de moradores, reconhece Jeová Gonçalves de Andrade (PMDB), prefeito da cidade e candidato a reeleição.

empregoskkk

Um dos problemas é que o policiamento é aquém do necessário. São 28 policiais militares e dois delegados. Só o Disque Denúncia recebeu 112 contatos de Canaã dos Carajás neste ano, mais que as 87 denuncias somadas de 2010 a 2015. Roubo de veiculo é o mais comum.

Leonardo Neves, gerente de ambiente e sustentabilidade da Vale, diz que a empresa destinou R$ 900 milhoes em investimentos sociais e pagamentos de impostos ao município nos últimos 12 anos.

Segundo ele, apenas em virtude do S11D foram mais de 30 obras realizadas em parceria com a contrapartida financeira da prefeitura, como reforma de hospital e construção de escolas.

empregos

Reportagem: Bruno Villas /Folha de S. Paulo

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário