Saúde de Canaã dos Carajás vai pedir retirada de registro de óbito do município

"A residência dele, nesse momento, não tem importância. A importância é a circulação do vírus que está em nossa cidade"
Foto: Prefeitura de Canaã dos Carajás

O Caso de óbito por coronavírus oficial, divulgado como de Canaã dos Carajás,  ainda tem gerado discussões no município. Em coletiva de imprensa, realizada remotamente, a equipe de saúde, juntamente com o prefeito de Canaã dos Carajás, falou sobre o caso e disse já ter identificado o endereço de residência oficial da vítima, e que não é no município.

Segundo a equipe, a Sespa informou o caso como de Canaã dos Carajás, que foi notificado pelo município de Parauapebas como residente de Canaã, porém não reside na cidade.

Segundo Douglas Pacheco, coordenador de Vigilância e Saúde do município, o paciente chegou em Canaã dos Carajás em meados do meio do mês de março, então “considera-se que ele não é um residente de Canaã dos Carajás. Ele estava aqui em Canaã dos Carajá a partir dessa data em consequência de tratamento  de saúde e assuntos pessoais.”

De acordo Douglas, o paciente foi internado em 28 de março no hospital 5 de Outubro por agravamento de seu quadro de saúde [fibrose], do qual foi transferido para Parauapebas por necessitar de um leito de UTI, seu sepultamento foi realizado em Tucuruí. Antes disso, o mesmo residia no município de Baião do Pará, região do Baixo Tocantins.

O Prefeito, Jeová Andrade, esclareceu que os parentes próximos da vítimas, todos deram resultados negativos de Covid-19.

Segundo a secretária de saúde, Daiane Celestrine, “A Secretaria Municipal de Saúde vai fazer um ofício, vai encaminha para nossa regional de saúde em Marabá, encaminha para Sespa do estadual, solicitando a retirada do óbito como residente de Canaã, pois nós já conseguimos o endereço de residência dele. Então, a gente vai solicitar que o estado coloque o óbito para o município de residência.

Ainda, segundo a secretária, “independe do óbito ter sido ou não de Canaã, isso já fica uma alerta. É uma alerta muito grande para nós enquanto funcionário de saúde e para a população. O Vírus já está circulando em nosso estado.

“Por mais que essa alerta a gente levou a fama ser ser nosso, mas ele teve contato com pessoas do nosso município. A residência dele, nesse momento, não tem importância. A importância é a circulação do vírus que está em nossa cidade.”

Questionados pelo Portal Canaã, se as medidas seriam flexibilizadas no município, a equipe ressaltou que não, pois o momento de pico ainda virão, segundos pesquisas, e que seguirão o decreto do estado.

Coletiva de Imprensa – 15-04-2020

Confira o Gráfico por Município do Pará

A tabela segue em atualização conforme divulgação Oficial dos municípios

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *