Análise | Os principais determinantes dos preços do minério de ferro em 2018

Os preços do minério de ferro encerraram-se em 2017 com saltos sucessivos no limite de US $ 75 por tonelada. Paradoxalmente, esse preço é a linha de contato na guerra de preços entre os quatro grandes e a China desde 2009. Por um lado, é a linha divisória entre a vida e a morte para a maioria das pequenas minas chinesas, cujo fechamento é um objetivo chinês formal e um nível de preços aceitável para a maioria dos fabricantes de aço chineses. Por outro lado, é quase o dobro do custo do Big Four, o que garante muito lucro. É também próximo do custo da mineração para minas chinesas no exterior, o que o deixa parcialmente competitivo em relação aos quatro grandes. Será que a guerra terminará este ano depois de chegar a um preço mutuamente satisfatório?

Para as partes?

Seja qual for o resultado, ficou claro que o nevoeiro que dominava o mercado mundial de minério de ferro estava desaparecendo e acreditamos que o caminho do preço para o ano atual será determinado por cinco fatores: o tamanho do aumento de produção dos Big Four, a extensão do cumprimento da China pela redução de sua produção de aço, As políticas ambientais da China, o estoque atual de matérias-primas de alta concentração e, finalmente, fatores inesperados:

(1) aumentar o volume de produção dos quatro adultos

As estimativas preliminares para o ano atual indicam um aumento potencial da produção dos quatro grandes em cerca de 70 milhões de toneladas, principalmente do gigante brasileiro Vale, que planeja produzir 390 milhões de toneladas em 2018, após o S11D entrar em seu período de produção máximo, 35 milhões de toneladas. Espera-se que a Rio Tinto aumente sua capacidade de produção em 30 milhões de toneladas após a abertura de sua nova mina de minério de ferro Silvergrass. Espera-se que a BHP Billiton Ltd. aumente seu volume de produção Em cerca de 7 milhões de toneladas, com o montante atingindo cerca de 20 milhões após o término de seu projeto (projeto South Crank Iron Ore).

Somente o Fortisec Metal (FMG) não anunciou planos de expansão para aumentar a produção, e também estima que as vendas dos Big Four crescerão em taxas variáveis, exceto Fortisec Metals, que planeja embarques trimestrais de 44 milhões de toneladas por embarque. As vendas dos quatro principais durante a primeira metade do ano atual para cerca de 537 milhões de toneladas.

(2) A China cortou sua produção de aço

A China adotou uma política de redução de sua capacidade de produção de aço até o final de 2015 e implementou um plano destinado a reduzir 15% da capacidade de produção em cinco anos. Até agora, conseguiu reduzir sua capacidade de produção de aço em 45 milhões de toneladas em 2016 e cerca de 50 milhões de toneladas em 2017, No caso do cumprimento da China com a continuação desta política durante o ano atual, pode adicionar uma redução de cerca de 50 milhões de toneladas de aço, o que significa uma falta de necessidades de matéria-prima de cerca de 80 milhões de toneladas durante o ano em curso.

(3) Implementação da China de suas políticas ambientais

A China adotou há algum tempo uma política ambiental rigorosa voltada para indústrias poluentes do ambiente. No ano passado, centenas de pequenas fábricas de sucata foram fechadas como matéria-prima para a produção de aço. Isso aumentou o uso de sucata como alternativa ao minério de ferro em grandes fábricas. Um plano para reduzir os principais indicadores de poluição do ar em 15% em 28 cidades neste inverno, encerrando algumas usinas de aço e reduzindo a produção nas províncias de Hebei, Shanxi e Shandong.
Durante o ano em curso, as licenças para a exploração de cerca de 500 pequenas minas com capacidade de produção de matéria-prima devem ser retiradas para cerca de 180 milhões de toneladas devido ao não cumprimento de condições ambientais rigorosas.

(4) tamanho de estoque chinês

As estatísticas mostram que o estoque chinês de matérias-primas ao nível dos portos chineses atingiu 147,34 milhões de toneladas em 2 de janeiro, mas outras estatísticas ao nível dos cinco principais armazéns apresentaram uma grave escassez de materiais de alta concentração, representando apenas 16,2% do estoque total nessas lojas E talvez este seja um dos fatores que explicam o recente aumento nos preços apesar do enorme volume de ações.

(5) Fatores imprevistos

Desenvolvimentos inesperados, como o impacto das condições climáticas nos suprimentos ou a mudança na taxa de câmbio do dólar norte-americano, o que aumenta a especulação sobre futuros, preços de coque ou preços do petróleo, que algumas previsões variam de US $ 54 a US $ 62 o barril este ano, Além da estabilidade do índice de frete e comércio (BDI), que afeta diretamente o custo do transbordo de minério de ferro.

As políticas da China parecem estar pagando a indústria siderúrgica, tanto na escassez de produção de aço como na subprodução de matérias-primas, o que torna o mercado mundial de minério de ferro mais estável neste ano, apesar das expectativas de aumento no volume de produção dos quatro primeiros. Esse otimismo sobre a estabilidade do mercado levantou as expectativas de alguns analistas quanto aos preços, com expectativas de que os preços variam entre US $ 75 e US $ 85 por tonelada no primeiro trimestre deste ano.

Traduzido e adaptado de artigo Arábico do Dr. Ibrahim Al-Kharashi, por Jorge Clésio

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News