Quem não tem colírio usa óculos escuros, né prefeito Jeová?

Caríssimo prefeito, nunca lhe escrevi assim diretamente, mas é que fechar os olhos para o que vem acontecendo é realmente muito difícil. Acho bom ressaltar, prefeito, que durante muito tempo eu quis acreditar que as coisas ficariam bem, que tudo se encaminharia, ao fim, para uma cidade em que o povo fosse mais feliz, mas o problema é que essa cidade não vem e os nossos anseios parecem ser devaneios. Ver o senhor feliz e confiante nessa foto de comemoração deveria servir como um alento, mas passados todos esses dias de gestão a gente começa a se perguntar o que aconteceu com essa confiança. Por onde anda aquele senhor simpático que andava de bicicleta pelas ruas? Era só populismo barato ou era mesmo senhor de fato? Por onde aquele prefeito? Até achei que te defender fosse uma boa, mas 4 anos se passaram, o senhor foi reeleito e cidade é pior do que nunca.

É pior sim, prefeito. Não sei se a culpa é sua, mas o senhor, enquanto gestor, sabe muito bem que quando uma cidade vai bem, o mérito é de todos, mas quando ela vai mal a culpa é toda de quem administra. Ossos do ofício de liderar, o senhor sabe bem do que estou falando. A cidade é pior, prefeito! Vivemos uma crise empregatícia das mais graves da nossa história e o senhor sabia que isso ia acontecer. O senhor sabia, a sua equipe sabia e ninguém se preparou pra esse período terrível e como defender o senhor, prefeito, num caso desses? Não tem como. O senhor defenderia o gestor que estivesse a frente dessa cidade nesse período? Certeza que não.

E nas últimas semanas, querido chefe do executivo… O que foi isso? Quantos escândalos! Um pior do que o outro! O senhor virou chacota nas redes sociais, sabia? Eu não acho isso bom. Na minha cabeça, uma autoridade constituída e eleita com a expressividade de votos que o senhor foi eleito, precisa ser respeitada de corpo e alma, mas quando não há respostas o povo esquece (e com toda a razão) o respeito e parte para as cobranças mais duras. Sei que o senhor tem a casca dura, prefeito, mas não há imagem (e nem governo) que resista a tantos escândalos.

Prefeito, e o Lázaro? E os pães? Prefeito, e as farras com a grana do povo? E a secretária que ninguém suporta mais? Prefeito, cabeças vão rolar? Alguém come R$ 20 mil reais de pão em 4 dias? E o diploma falso? Será que tem mais? O senhor sabia? Bom, o caso é que alguém sempre soube e o que fizeram com essa informação? Será que dá, senhor gestor, pra gente levar a sério a sua reeleição? Tá foda de acreditar que dias melhores virão, pois o senhor não nos passa essa esperança. Sabe o que se espera de um líder em momentos assim? Assumir a culpa e chamar a responsabilidade pra si. Que tal se o senhor desse uma de líder e cumprisse o seu papel com o povo que o colocou lá?

Não deve ser bom ouvir esse tipo de coisa, né? Tantas cobranças, tantas pessoas batendo na mesma tecla e clamando ao senhor uma solução. O senhor tem uma solução, prefeito? O senhor sabe qual a saída para os nossos medos? Se o senhor não sabe, quem vai saber? E se já sabe, por que não o faz? São perguntas demais, querido gestor, mas são necessárias. Não dá mais pra engolir tanta inércia.

Prefeito, imagino que o senhor já tenha tido, ou visto, olhos irritados. Eles ficam vermelhos, não é verdade? Para acabar com essa vermelhidão, faz-se o uso de um colírio. Um pingo em cada olho e o problema está resolvido. Mas quando não há colírio, a gente improvisa óculos escuros para esconder o problema. Não resolve, mas esconde de forma eficiente essa vermelhidão.

Quem não tem colírio, usa óculos escuros, né prefeito? E quando um gestor não tem explicação pro que acontece? Faz o quê? Abafa o caso? Sai pela tangente? Vai empurrando com a barriga? Sabe o que eu tô achando, prefeito? Que o senhor sai por aí usando óculos escuros para esconder olhos vermelhos. Não sei o que o senhor tem tentado esconder, mas esse truque não cola mais, querido gestor, pois todos nós sabemos que há muita coisa escondida atrás dos seus óculos escuros. Acho bom o senhor comprar um colírio decente com a grana dos pães, só assim pra resolver esses problemas que o senhor tem tentado disfarçar.

Por.

Kleysykennyson Carneiro – Escritor, poeta, militante da esquerda, progressista, entusiasta do amor e da paz, pai da Maria e do Raul.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Quem não tem colírio usa óculos escuros, né prefeito Jeová?

  1. O povo de Canaã, tem que abrir os olhos para o descaso de seus governantes. Canaã e seus habitantes, estão largados a própria sorte. Para um líder que foi eleito pelo povo. E que parece só olhar para seu próprio umbigo.

Deixe um comentário