Categoria: Canaã Dos Carajás

Procura por vacina contra a polio ainda é baixa em Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás imunizou, até o momento, apenas cerca de 12% do público alvo previsto para a Campanha contra a Poliomelite. A vacina é voltada para crianças de 12 meses a menores de cinco anos e está disponível, até o fim do mês, em todas as Unidades de Saúde da zona urbana, além das Unidades das Vilas Planalto e Bom Jesus.

A poliomelite é uma doença grave, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

Não existe tratamento específico para a poliomielite, todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas de acordo com o quadro clínico. Entre os sintomas mais frequentes estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, espasmos e rigidez na nuca.

Compartilhar
Por
Jorge Clésio