Prefeitura de Canaã dos Carajás e ICMBio iniciam Plano de Trabalho para abertura da Flona de Carajás

A prefeitura de Canaã dos Carajás e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da chefia da Floresta Nacional de Carajás (Flona), vão iniciar essa semana a elaboração do Plano de Trabalho para a abertura da reserva florestal para visitação, partindo de Canaã dos Carajás, e para a criação de um Centro de Educação Ambiental no município.

O “pontapé inicial” para a elaboração do Plano foi dado em reunião, nesta terça-feira (15), no gabinete do prefeito Jeová Andrade, com a presença de representantes da administração da Flona e das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Econômico.

À prefeitura caberá garantir uma estrutura para o Centro de Educação Ambiental, além de profissionais para o projeto. Já o ICMBio fará a capacitação do corpo técnico e vai monitorar o andamento do programa, juntamente com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Após a implantação do projeto, a licença para a entrada no Núcleo Urbano e para o zoológico de Carajás também serão expedidos pelos órgãos municipais de Canaã.

O prefeito Jeová Andrade celebrou a parceria, lembrando que Canaã dos Carajás, e a região Sul do Pará, são privilegiados por terem uma grande diversidade ambiental. “Vamos abraçar esse projeto. O que o município tem que investir é pouco diante do retorno que isso vai nos trazer em turismo no futuro”, disse.

Jeová também lembrou que, recentemente, Canaã recebeu o selo do Programa Município Verde, do governo do Estado, e destacou que essa responsabilidade “não pode ficar só no papel”.

Já o chefe da Flona de Carajás, Frederico Martins, reforçou a intenção de ficar mais próximo a Canaã. “A gente vê que a comunidade está presente nas discussões e abraçando essa causa”.

Fonte: PMC

Deixe uma resposta