Por 8 votos a 3, vereadores aprovam compra de Hotel em Canaã dos Carajás

Na noite desta terça-feira 13, aconteceu a 36º sessão ordinária da Câmara de vereadores de Canaã dos Carajás do ano de 2018 que foi marcada pelos calorosos discursos realizados pelos vereadores contra e a favor do projeto de lei de número 031/2018 de iniciativa do executivo municipal que “Dispõe sobre a Desapropriação por Utilidade Pública de Imóvel Urbano destinado a abrigar a nova sede da Câmara de Vereadores do Município de Canaã dos Carajás e dá outras providências.”

O referido imóvel mencionado no projeto refere-se ao atual prédio Hotel Canaã localizado no bairro Novo Horizonte II conforme detalhes se encontra em matéria publicada com exclusividade pelo Blog do Pedro Reis.

A vereadora Vânia Mascarenhas fez um discurso contrário ao projeto por entender que existe atualmente prioridades urgentes a serem resolvidos como por exemplo é implantar uma maternidade na cidade. Outra sugestão é que a prefeitura adquira seu próprio prédio e não comprar para atender a Câmara. A parlamentar de primeiro mandato finalizou dizendo: “Nós temos que pensar primeiro na população de Canaã, pensar nos médicos que tá dando crise, pensar nos moradores de de Canaã, é bom uma casa nova, mas tudo no seu tempo.”

Outra vereadora que comentou sobre o projeto foi a Maria Pereira também de primeiro mandato disse que primeiro a prefeitura deveria seguir a lei que criou o fundo exclusivo para a compra ou construção da sede própria da Câmara através da lei 703/2015 que já foi reformado para a legalidade do pleito. Disse ainda que esse recurso serviria para outras demandas tais como: construir secretarias e sair do aluguel, bem como dar prioridade a resolução da problemática da paralisação dos médicos. “O prédio é bom, o prédio é legal, o prédio é barato, não é caro, mas acho que o momento não é o momento certo”, finalizou a vereadora Maria Pereira.

O vereador Wilson Leite afirmou que o preço do prédio, não é caro, mas ao invés de comprar o prédio deveria construir o prédio da Câmara que poderia abrir mais de 50 empregos para a cidade durante um período de no mínimo 6 meses. Lembrou ainda o perigo que se tem em comprar o atual prédio onde se tem um hotel, a reforma custaria um valor astronômico a exemplo a construção da feira do produtor. O vereador disse ainda que o projeto 031/2018 não consta a previsão de gastos com a reforma que será necessária para atender as necessidades dos vereadores. “Então eu sou contra por esses detalhes, o prédio não estar caro, mas não se adéqua ao serviços do legislativo, por essa razão eu sou contra”. Finalizou Wilson Leite.

Já os vereadores da base aliada ao governo do prefeito Jeová Andrade do MDB, votaram favoráveis ao projeto por entenderem que o município não vai ter prejuízo, pois Canaã dos Carajás tem condições financeira para comprar o prédio e tem que aproveitar a oportunidade de comprar barato. “Se nós temos condições de possuir um carro melhor, compra um carro melhor, você tem condições de possuir” comparou o vereador João Nunes.

O Vereador Walter Diniz disse que o projeto é legal conforme parecer jurídico da Câmara. “O motivo de eu ser a favor vereadores é pelo seguinte: O projeto não diz que o prefeito tem que comprar esse prédio amanhã, a Câmara simplesmente autorizando ele a adquirir esse prédio”. Disse o vereador Walter Diniz.

Após os debates contra e a favor ao referido projeto 031/2018, o vereador presidente Junior Garra colocou em votação e por 8 votos a favor e 3 contra, o projeto foi declarado aprovado pela ampla maioria.

Reportagem: Pedro Reis

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta