POLÊMICA: Após perder contrato, Colégio Equipe consegue liminar e tenta voltar ao prédio já ocupado

Escola apareceu com liminar e mineradora estava com a reintegração de posse do prédio
Colégio Equipe em Canaã dos Carajás Foto: Rafa Ferreira

(GazetaCarajás) – A novela envolvendo o Colégio Equipe de Canaã dos Carajás, mineradora Vale e a escola Primeiro Mundo parece longe de ter fim e ganhou um novo capítulo neste sábado (22). A direção do Equipe conseguiu uma liminar na justiça paraense que garante a continuidade do contrato da empresa com a Vale.

Em posse deste documento, a direção da escola ocupou o prédio onde funciona a escola e começou a trabalhar na sexta-feira (21). Pelas redes sociais, a empresa convocou ex-colaboradores, que cumpriram aviso prévio, e anunciou que que já faz o planejamento para o ano letivo de 2022. Os profissionais da escola Primeiro Mundo foram informados da liminar e, já tendo contrato firmado com a Vale, permaneceram na escola, trabalhando em uma única sala.

Ao longo de toda a sexta-feira (21), as duas empresas ocuparam o prédio simultaneamente, trabalhando.

Neste sábado (22), a surpresa: a direção do Equipe e ex-colaboradores convocados chegaram para trabalhar e deram de cara com os portões fechados por grossas correntes. Ninguém poderia entrar.

Os profissionais ficaram do lado de fora, aguardando informações. A Vale mandou segurança para o local e tinha, em mãos, um pedido de reintegração de posse da escola. A direção da empresa Primeiro Mundo não esteve no local pela manhã.

Roberto Elleres, que faz parte do coordenação do Equipe, esteve na porta do prédio pela manhã e afirmou que o contrato firmado entre Vale e Primeiro Mundo é irregular, pois não cumpriu trâmites legais. “Diante disso, a justiça expediu essa liminar. A Vale e essa escola que pertence ao Grupo Inspira estão impedindo a gente de trabalhar. É uma determinação judicial que eles estão descumprindo.”

Roberto afirmou que pais, alunos e professores estão passando por constrangimento. “Nossos funcionários estão no sol esperando para trabalhar. Eles só querem isso: trabalhar. Os pais estão chegando para fazer matrícula e nada.”

Segundo o próprio Equipe, a escola começaria a fazer matrículas neste sábado e iniciaria as aulas na quarta-feira (26). “Tudo o que está dentro desse prédio pertence ao Equipe. A Vale não tem nada aí” explica Roberto.

Mas essa história tem, pelo menos, dois lados. A Vale foi procurada e enviou nota sobre o caso.

Nota da Vale
A Vale informa que o contrato com o Colégio Equipe foi encerrado em dezembro de 2021, fato de conhecimento da instituição. A Vale já conta com o Centro Educacional Primeiro Mundo, contratado para gerir as operações da escola a partir de 2022.

A Vale reitera que seguirá trabalhando para que a situação se esclareça e para viabilizar o início do ano letivo normalmente.

A Escola Primeiro Mundo também foi procurada e enviou uma nota sobre a situação.

Nota da Escola vencedora

O Centro Educacional Primeiro Mundo, uma das melhores escolas do país, vencedor da concorrência para conduzir as operações do colégio a partir de 2022, seguirá com o propósito de atender as famílias com a reconhecida excelência dos serviços prestados. Reitera ainda que tem plena confiança na contratante e a certeza de que problemas externos não comprometerão o início do ano letivo.

Ainda neste sábado, a direção do Equipe afirmou que as autoridades policiais do município atenderam a solicitação da escola e vão cumprir a determinação judicial. Minutos antes do fechamento desta matéria, a direção afirmou que a polícia estava em direção a escola para cumprir a liminar. De acordo com eles, a esperança é retomar o prédio hoje e voltar a trabalhar amanhã (23).

Em meio a uma queda de braço que parece longe do fim, quem perde é a comunidade escolar, que segue na incerteza de quando as aulas vão começar e se perderam dinheiro ao fazer matrículas na Escola Primeiro Mundo.

Atualização: 12h12

Neste domingo (23) a Escola Primeiro Mundo enviou uma nota ao Portal Canaã com novas atualizações sobre o assunto. Confira abaixo a nota na íntegra.

O Centro Educacional Primeiro Mundo, escola que há 30 anos se destaca pela excelência e seriedade com a qual atende suas famílias e alunos, esclarece que foi vencedora no processo de concorrência e, portanto, é a única escola contratada pela Vale para prestar os serviços educacionais e atender os alunos da unidade de Canaã dos Carajás. Reforça ainda que não recebeu nenhuma decisão judicial que indique algo diferente.

Por ordem da autoridade policial local, o Centro Educacional Primeiro Mundo autorizou a entrada dos profissionais do colégio Equipe no dia de hoje e informa que, a partir de segunda feira, a fim de evitar constrangimentos, atenderá seus alunos e famílias na ACIACCA, Rua do Bosque s/n; parque dos Ipês, em caráter temporário. Será um prazer receber as famílias para apresentar o projeto de ensino e solucionar quaisquer dúvidas.

O Centro Educacional reitera que o início das aulas e implantação da escola segue o mesmo planejamento e cronogramas já divulgados.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *