Parque Veredas de Canaã dos Carajás será reflorestado

Foto: Parque Veredas (Jefferson Almeida)

Com o objetivo de garantir a preservação ambiental em Canaã dos Carajás, o Parque Veredas receberá importantes investimentos. A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira (18) em uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Estiveram reunidos, o prefeito Jeová Andrade, a secretária de Meio Ambiente, Simone Aparecida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Garra, e os gestores das empresas Belo Monte Transmissora de Energia SPE S.A., Mamoré e RR Topografia.

Os investimentos serão realizados para a construção de um pórtico de entrada no principal acesso ao Parque Veredas, a ser executado pela empresa RR Topografia, e no reflorestamento de 333 hectares de áreas degradadas no interior da unidade, a ser executado pela empresa Mamoré.

Os investimentos no reflorestamento ainda contemplam a construção e manutenção de cercas, prevenção e combate a queimadas, controle do capim e formigas, bem como todos os tratos culturais necessários para o bom desenvolvimento das mudas.

Os recursos para realização dos investimentos no Parque Veredas dos Carajás foram destinados pela Câmara de Compensação Federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por destinar recursos da compensação ambiental federal em todo o país. A empresa que irá custear os serviços é a Belo Monte Transmissora de Energia S.A., em virtude de obrigações de compensação ambiental pela execução de obras de significativo impacto ambiental, conforme o previsto na Lei 9.985/2000.

O Parque Veredas dos Carajás é uma unidade de proteção integral, criada em 2011 como compensação ambiental do Projeto de Mineração do Sossego. A mineradora Vale, que adquiriu a área há 16 anos, foi representada na reunião por Fábio Queiroga “São muitos anos de trabalho na preservação daquela área. O reflorestamento do Parque Veredas é uma grande conquista para todos nós. Essa ação é muito bem vinda e tenho certeza que esse local será referência em breve.”

Junior Garra também fez o uso da palavra. “Esse é um momento muito importante para Canaã e para o planeta. A preservação é fundamental para o nosso futuro e, como fiscal do povo, estou feliz ao ver que o nosso parque será beneficiado.”

Simone Aparecida destacou a importância do trabalho de reflorestamento. “O Parque Veredas é o pulmão de Canaã dos Carajás. Há muito tempo a gente espera por essa revitalização e agora o parque será beneficiado. Esse é o fruto de um trabalho em conjunto de todos nós que nos preocupamos com o meio ambiente.”

O prefeito Jeová Andrade, por sua vez, lembrou do trabalho de preservação que já vem sendo realizado. “O parque já foi queimado algumas vezes, mas nos últimos anos esse número vem sendo reduzido e em 2018 não tivemos queimadas lá. Esse é o fruto de um bom trabalho realizado. O reflorestamento da área será de grande valia, pois o perímetro de conservação será ainda maior.”

O prazo para a conclusão do pórtico de entrada é de 150 dias. Já o reflorestamento, deverá ser concluído em três anos. O prazo, no entanto, pode ser prorrogado de acordo com a necessidade.

Por:  Kleysykennyson Carneiro / PMC

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *