Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é alvo de tentativa de invasão em Canaã dos Carajás

A mineradora Vale divulgou que na manhã deste domingo (01) cerca de 50 pessoas, que alegam ser da Frente Nacional de Luta (FNL), invadiram área do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (a Fazenda Bocaina), no município de Canaã dos Carajás. O Parna é uma unidade de conservação ambiental recém-criada pelo Governo Federal.

Segundo a mineradora,  equipe de segurança empresarial da empresa realizaram o desforço possessório e a invasão foi neutralizada. O fato foi comunicado imediatamente à Polícia Federal, Polícia Militar e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia também: Conheça as belezas naturais do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

Cinco integrantes do movimento foram encaminhados à Polícia Federal de Marabá. A Vale informou ainda que com um dos detidos foram encontrados papelotes com drogas (maconha). Entre os pertences apreendidos foi encontrada uma arma de fogo caseira.

Sobre o Parna 

O Parna foi criado, por meio de decreto do Governo Federal, em junho de 2017 e é fruto da ação conjunta do ICmbio e da Vale, como parte do cumprimento de condicionante determinada por órgão ambiental à empresa.

O desforço possessório é um direito legal do possuidor de impedir uma invasão, conforme o que estabelece o Código Civil.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *