Os primeiros 100 dias de Josemira Gadelha em Canaã dos Carajás

Análise de responsabilidade do autor
Foto: Reprodução/Facebook

Josemira Gadelha, assim como todos os prefeitos(as) do Brasil, tiveram um início de administração atípico em 2021: conturbado pelo avanço do coronavírus que fizeram priorizarem ações para saúde. Completaram-se 100 dias da nova gestão e, assim como fiz “O que esperar da gestão de Josemira Gadelha em Canaã dos Carajás“, trago uma análise desse curto período, das mudanças e expectativas alcançadas no município sob a gestão feminina.

Politicamente, a gestão de Josemira segue sem atritos entre legislativo e executivo. Com maioria na Câmara, os projetos seguem de forma favorável. Seu staff de secretários sofreu apenas uma queda durante esses 100 dias, que foi a mudança do presidente da Funcel.

Promessa de Campanha, no início de fevereiro, Josemira lançou o Cartão Social. A princípio, no valor de R$150, que em abril, foi suplementado para o valor de R$300. No mesmo seguimento, O cheque moradia ainda não saiu do papel e, a promessa de quitar dívidas dos moradores do residencia Canaã, está sob estudo.

A Prefeitura pretende construir pelo menos 500 casas populares, durante os cem dias, foi apresentando apenas a intenção.

Ainda em Fevereiro, a Prefeita anunciou a criação da Diretoria da Mulher. Veja aqui. Já em Março, assinou e encaminhou para Câmara o projeto de lei de Criação da Secretaria da Mulher e Juventude, sua promessa de campanha. O projeto ainda não foi apreciado ou aprovado pela Câmara.

“É um momento de muita alegria. Estamos cumprindo uma das nossas promessas, vamos em breve ampliar esse atendimento à mulher e fazer ele multidisciplinar”, disse Josemira há época.

A TransCarajás, objeto de campanha de Josemira, que teve sua primeira primeira etapa finalizada ainda em dezembro, obteve avanços nos primeiros cem dias. No início de março, a finalização da estrada já entrou em fase de licitação, e antes de completar 100 dias, foi licitado.

Ao Procampo, que Josemira prometeu ampliar, ganhou grandes incentivos durante os 100 dias, como: lançamento de patrulha mecanizadas; melhoramento genético e nutrição animal. Por último, a Prefeitura enviou um pedido de alteração da lei para a Câmara, a fins de flexibilizar mais o programa.

“Por meio do programa, estamos conseguindo atender muitas famílias que poderão aumentar sua renda por adotarem as melhores práticas de produção em suas propriedades. Queremos ser referência nacional no apoio ao homem do campo” – Josemira Gadelha

Sobre o cobiçado e criticado Fundo de Desenvolvimento, a Prefeitura abriu uma linha de crédito, no início de abril, para empresários afetados na Pandemia. Ao todo, foram mais de 8 milhões. Mais alterações no fundo serão feitas em breve, segundo informações.

Dentro dos cem dias, Josemira, junto com a Infraero, inciaram diálogo para construção de um aeroporto em Canaã dos Carajás. A implementação do aeroporto é um compromisso de campanha da prefeita.

Pandemia

Durante os cem dias, a gestão de Josemira viu os números de óbitos e novos casos de coronavírus aumentarem repentinamente. Sem UTI, a prefeitura, sob o seu comando, ao contrários de muitos municípios, não fechou o hospital de campanha, ampliando três vezes quantidade de leitos, chegando a 44 e, arcando com todos os custos de pacientes que precisam ser transferidos para foram da cidade.

No decorrer do mês de março, a prefeita decretou lockdown no município, após o número de internados subirem. A medida durou por 12 dias e foi alvo de protestos dos comerciantes locais. O município já vê o número de casos ativos caírem.


Já está em agenda uma entrevista da Prefeita com o Portal Canaã, onde serão questionados e elencado ações, na visão da própria gestora.

Nos próximos dias a prefeita realizará uma Live para comentar sobre os 100 dias de gestão.


Comente abaixo sua avaliação dos primeiros 100 dias da gestão de Josemira Gadelha.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Os primeiros 100 dias de Josemira Gadelha em Canaã dos Carajás

  1. Eu acredito em você minha prefeita eu gostaria muito que você mudasse o microonibus dos passientes de hemodiálise eles já sofre muito pelo desconforto dessa viagem e ainda com um microonibus desses duro que não deita a cadeira da dó de ver minha prefeita linda você nos precisa ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *