Oportunidade: Abertas inscrições gratuitas para oficinas na Casa da Cultura em Canaã dos Carajás

Vista aérea da Casa da Cultura da Vale de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles

A toada do Maranhão dá ritmo à programação da Casa da Cultura neste mês e promete contagiar o público. No embalo de promover o intercâmbio cultural entre os estados e o acesso à diferentes expressões artísticas, desta vez, a Casa realiza oficinas de percussão e de danças típicas maranhenses. Também neste mês, vilas rurais recebem oficinas de fotografia numa iniciativa itinerante da Casa.

Os amantes da música, da dança e da fotografia já podem se inscrever. Na semana, de 20 a 22/11, acontece a oficina de percussão de ritmos. Os instrumentos de percussão são muito utilizados nas expressões culturais regionais em todo o Brasil, principalmente em São Luís, capital do Maranhão.

O curso será uma oportunidade de aprender os toques do bumba meu boi, como o Sotaque de Zambumba e Sotaque de Orquestra. Já de 27 a 29/11, é a vez de balançar o corpo no ritmo das coreografias das danças típicas populares, como Tambor de Crioula e o Cacuriá.

O incentivo ao acesso e a produção artística por meio do registro fotográfico chegará também às comunidades rurais das vilas Feitosa e Nova Jerusalém. A itinerância já passou pelas vilas Planalto, Ouro Verde e Bom Jesus. Um pouco do talento revelado nas oficinas está, inclusive, na mostra “Olhar de Canaã”, em exposição na Casa. A proposta é estimular os jovens em relação à percepção e valorização do cotidiano de sua comunidade.

A Casa da Cultura de Canaã é gerida pela Fundação Vale. Toda programação conta com patrocínio pela Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O espaço atende também gratuitamente à população com diversas atividades culturais e educativas, como escolas de formação de balé, violão, flauta e musicalização infantil.

O espaço conta ainda com uma Sala de Leitura com mais de 5 mil livros. Toda sexta, tem contação de histórias, às 10h e 16h. A atividade estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentiva o interesse pela leitura e a formação intelectual e social das crianças participantes.
Confirma mais na agenda:

 

Oficina de Ritmos Maranhenses
Data: 20, 21 e ‪22 /11/2018‬
Horários: 14h às 18h / 18h10 às 22h 10
Local: Casa da Cultura
Público alvo: Comunidade em geral
Oficineiro: Mestre Baé do Boi da Fé em Deus de São Luís
Oficina de Danças do Maranhão
Data: 27, 28 e 29 /11
Horários: 14h às 18h / 18h10 às 22h 10
Local: Casa da Cultura
Público alvo: Comunidade em geral
Oficineiro: Elizete Campos Belfort do grupo Laborarte
Oficina de fotografia na Vila Feitosa
Data: 17/11
Horário: 8 às 18h
Local e inscrições gratuitas: escola Magalhães Barata
Oficina de fotografia na Vila Nova Jerusalém
Data: 24/11
Horário: 8 às 18h
Local e inscrições gratuitas: escola Luis Carlos Prestes

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *