O Curioso Caso de Canaã dos Carajás: Quase 50% dos eleitores não escolheram candidatos

Agências Bancarias de Canaã dos Carajás Foto: Silvia Lopes

Helder Barbalho e Jair Bolsonaro foram eleitos em votação no segundo turno neste domingo (28). O dia histórico marcou a comprovação do turbulento momento político que o Brasil vive e a clara divisão de ideias. Apesar disso, a maior parte da população foi às urnas e escolheu seus governantes de forma democrática.

Em Canaã, a votação transcorreu de maneira tranquila e sem nenhum tumulto registrado. No entanto, apesar do bom andamento da celebração máxima da democracia no município, alguns números chamaram a atenção desde os primeiros minutos da apuração das urnas no município: votos em branco, nulo e a abstenção.

Quantos eleitores votam nas Eleições 2018?

Dos mais de 39 mil eleitores registrados em Canaã neste ano, mais de 19 mil pessoas, ou seja 34,83% do número total, não foram às urnas para escolher seus candidatos. O número pode ser explicado pelo fim da implantação do Projeto S11D no município, no final do ano de 2016, que ocasionou um alto índice de desemprego e a debandada de milhares de pessoas do município. Em 2016, o número foi bem menor que esse, 14,34% de abstenção.

Os votos em branco também chamaram a atenção: 3%. Os nulos impressionam ainda mais: 10,84%. Somando os valores, 48,67% do eleitorado não escolheu ninguém para representa-lo no Governo do Estado e Presidência da República.

[irp][irp]

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário