Número de incêndios florestais reduziu em 2020 na Terra Prometida

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Silvia Lopes / Portal Canaã

Embora ainda seja possível identificar um grande número de queimadas pelos arredores da cidade, em 2020, até o último levantamento, a onda de incêndios florestais em Canaã dos Carajás foi de apenas 15, um número consideravelmente inferior que o registrado no mesmo período do ano passado.

“É interessante a gente observar que, segundo estudos e informações coletadas por radares de monitoramento, no Estado aumentou o número de queimadas, porém, no município de Canaã dos Carajás diminuiu. No ano passado, nós tínhamos uma média de quarenta e oito a cinquenta e dois focos nesse mesmo período e esse ano, até a última quinta-feira, foram registrados apenas quinze”, destacou Batista, coordenador do PGCIF.

Canaã é uma cidade em que o clima quente predomina no mês de julho, e é exatamente nesse período em que morros, terrenos e pequenas vegetações sofrem com as chamas que, em muitos casos, ganham proporções inimagináveis.

Segundo Batista, a redução de queimadas em 2020 foi graças ao trabalho de conscientização promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aliado ao GPCIF – Grupo de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal – um mecanismo implantado recentemente com o objetivo de prevenir danos irreversíveis ao meio ambiente em decorrência do fogo. “A Semma intensificou o trabalho de prevenção através das campanhas de educação ambiental, então, eu acredito ainda que a educação surta um efeito muito lento, ela é muito eficaz e quando chega, ela transforma. O GPCIF vai fazer toda uma diferença uma vez que ele traz uma nova configuração ao grupo. Ele não apenas atuará no combate a incêndios, mas também estará empenhado em fazer a prevenção através de rondas e parcerias que vão resultar nisso que estamos vendo hoje, uma redução no número de queimadas”, finalizou o coordenador.

Uma resposta em “Número de incêndios florestais reduziu em 2020 na Terra Prometida”

Deixe uma resposta

+ Sobre