Moradores da Vila Bom Jesus e Serra do Rabo fecham acessos às minas de Canaã dos Carajás

No amanhecer desta quarta-feira, 26, moradores das áreas próximas aos projetos de mineração da Vale, como S11D e Sossego, ocuparam os acessos das minas em protestos. Alegando ‘impactos pela mineração’.

Segundo o moradores da Vila Bom Jesus e Serra do Rabo a mineradora descumpre acordo firmados entre as partes, no entanto, fecharam os acessos às minas e também da ferrovia.

Ainda, segundo os organizadores contactados pelo Portal Canaã, a pauta e destaque do protesto é: “o sofrimento causado pela mineradora”, enfatizou uma representante

Filas de ônibus são flagrados parados, a espera da liberação.
O moradores inciaram a mobilização por voltas das 3h da manhã.

O Portal Canaã entrou em contato com a mineradora Vale e que emitiu a segundo nota:

A Vale informa que manifestantes bloqueiam o ramal ferroviário da Estrada de Ferro Carajás, em Canaã dos Carajás, e estradas que dão acesso às operações das minas de Sossego e S11D, impedindo o direito de ir e vir dos empregados, prestadores de serviço e população em geral. Eles reclamam de supostos impactos e indenizações relacionadas à criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, criado por Decreto Presidencial, cabendo ao ICMBio a gestão da unidade e a competência por desapropriações e negociações.

A Vale reforça que cumpre a legislação e mantém rígidos controles ambientais em todas as suas operações, que são fiscalizados pelos órgãos responsáveis.

A Vale informa também que está tomando medidas judiciais e criminais cabíveis para liberação dos acessos às unidades, assim como a retomada da operação da EFC em Canaã.

Vale se manisfesta sobre bloqueio de acesso às minas de Canaã dos Carajas

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *