Moradores da Vila Bom Jesus e Serra do Rabo fecham acessos às minas de Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No amanhecer desta quarta-feira, 26, moradores das áreas próximas aos projetos de mineração da Vale, como S11D e Sossego, ocuparam os acessos das minas em protestos. Alegando ‘impactos pela mineração’.

Segundo o moradores da Vila Bom Jesus e Serra do Rabo a mineradora descumpre acordo firmados entre as partes, no entanto, fecharam os acessos às minas e também da ferrovia.

Ainda, segundo os organizadores contactados pelo Portal Canaã, a pauta e destaque do protesto é: “o sofrimento causado pela mineradora”, enfatizou uma representante

Filas de ônibus são flagrados parados, a espera da liberação.
O moradores inciaram a mobilização por voltas das 3h da manhã.

O Portal Canaã entrou em contato com a mineradora Vale e que emitiu a segundo nota:

A Vale informa que manifestantes bloqueiam o ramal ferroviário da Estrada de Ferro Carajás, em Canaã dos Carajás, e estradas que dão acesso às operações das minas de Sossego e S11D, impedindo o direito de ir e vir dos empregados, prestadores de serviço e população em geral. Eles reclamam de supostos impactos e indenizações relacionadas à criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, criado por Decreto Presidencial, cabendo ao ICMBio a gestão da unidade e a competência por desapropriações e negociações.

A Vale reforça que cumpre a legislação e mantém rígidos controles ambientais em todas as suas operações, que são fiscalizados pelos órgãos responsáveis.

A Vale informa também que está tomando medidas judiciais e criminais cabíveis para liberação dos acessos às unidades, assim como a retomada da operação da EFC em Canaã.

Vale se manisfesta sobre bloqueio de acesso às minas de Canaã dos Carajas

  Arildo da Escrimat e Junior Super visitam vila e bairro de Canaã dos Carajás nesta Segunda(26)

Deixe uma resposta

Leia mais