Mineração impulsiona o desenvolvimento de Canaã dos Carajás

De acampamento agrícola, no início da década de 80, para um dos municípios que mais cresce no estado do Pará. A cidade de Canaã dos Carajás,  cresceu exponencialmente com a mineração é o que aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), a cidade lidera o ranking do IFDM, à frente da capital Belém, e de outras como Manaus, Salvador e Maceió.

A explosão econômica da cidade veio com a implantação da mina do Sossego que marcou a entrada da mineradora Vale no mercado mundial de cobre e ajudou a transformá-la em uma das maiores empresas de mineração diversificada do planeta, assim como a implantação do projeto S11D considerado o maior projeto de mineração de ferro do mundo. Com a implantação desses projetos, em 17 anos, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Canaã dos Carajás passou a ser 26 vezes maior .

Tamanha velocidade de mudança se dá em função da chegada da mineradora Vale, que a partir de uma parceria com as Centrais Elétricas do Pará e a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, construiu 69 quilômetros de linhas de transmissão, além de duas subestações, uma em Parauapebas e outra no município de Canaã, firmou convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública voltado à estruturação de um complexo para atendimento ao cidadão e por um posto avançado do Corpo de Bombeiros.

Para o professor, Juaci Menezes, com a duplicação da capacidade da antiga subestação de Canaã do Carajás o fornecimento de energia na cidade melhorou e com isso os investimentos em qualidade de vida. “Todas as escolas climatizadas, dispõem de quadra poliesportiva, laboratório de informática e são adaptadas para o acesso de pessoas com deficiência. ” diz o professor.

Emprego e Renda

Em 2015, mesmo diante da crise, a cidade que abriga o maior projeto de mineração de ferro do mundo, salvou a pátria. Foi o que se viu em Canaã dos Carajás onde, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, o setor mineral colocou a cidade em primeiro lugar no ranking das contratações em todo o território brasileiro.

Entre os anos de 2011 e 2015, 157 turmas de preparação para o mercado de trabalho foram abertas pela mineradora, abrangendo 99 cursos e formando 3271 pessoas. Segundo a Vale, do total de trainees formados nos 12 cursos de capacitação ministrados pelo Senai, mais de 90% foram contratados pela empresa.

Durante o pico das obras do complexo S11D Eliezer Batista gerou mais de 40 mil empregos e na fase de operação da mina gera cerca de 2,6 mil empregos diretos e 7 mil empregos indiretos.

Sustentabilidade 
Segundo a mineradora Vale, promove ações educativas de restauração florestal em comunidades rurais, 2,2 mil hectares de áreas degradadas pela atividade pecuária estão em recuperação e 300 milhões de toneladas métricas de finos de minério de ferro não serão descartados como rejeitos.


Seny Lima da Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Mineração impulsiona o desenvolvimento de Canaã dos Carajás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *