Incêndio no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos atinge 2.120 hectares

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Atualmente, há o combate de um foco no oeste do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã de Carajás, próximo à Floresta Nacional de Carajás, mobilizando cerca de 50 pessoas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  a estimativa de área atingida acumulada em 2017 é de 2.120 hectares.

O ICMBio combate o fogo na unidade juntamente com o Exército e Corpo de Bombeiros militares e civis (estes últimos cedidos por um acordo com a Vale, que atua na região). Aproximadamente 70 pessoas já passaram pela unidade para conter as chamas.

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é uma das unidades mais novas a serem criadas. Foi oficializada no dia 05 de junho de 2017, dia do Meio Ambiente. Tem 79,029 hectares e abrange os municípios de Parauapebas e Canaã de Carajás, sendo vizinha de outra unidade de conservação, a Floresta Nacional de Carajás.

A região é coberta por florestas e, principalmente, por savanas conhecidas como vegetação de canga ou campos rupestres ferruginosos, tipo raro de ecossistema associado aos afloramentos rochosos ricos em ferro. O local é repleto de ambientes aquáticos, com cachoeiras boas para banho, e cavernas. Abriga espécies da fauna e flora endêmicas (só existentes no local) e ameaçadas de extinção.

  Oficialmente, Canaã dos Carajás têm apenas 45 infectados com Coronavírus

Deixe uma resposta

Leia mais