ICMBio promoveu visita a área proposta para criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos

Rio Parauapebas - Parque Nacional dos Campos Ferruginosos Foto: Seny Lima / Portal Canaã

O Mosaico de Carajás está prestes a ganhar mais uma nova unidade de conservação: Parque Nacional dos Campos Ferruginosos de Carajás. A criação desta nova UC, atende o cumprimento da condicionante imposta pelo Ibama à mineradora Vale como compensação ambiental pela instalação do projeto Ferro Carajás S11D e outros empreendimentos na região. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu neste sábado (3)  a visita dos Conselheiros da Flona Carajás para conhecerem a área destinada a se tornar parque nacional no Pará.

Como será legalmente instituída pelo Governo Federal,  o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás será o maior parque de cavernas ferríferas do país localizado nos municípios de Canaã e Parauapebas. O que pode fortalecer e intensificar o ecoturismo na região. A unidade irá concentrar uma das maiores densidades de cavernas do Brasil, com aproximadamente 350 feições espeleológicas de formatos únicos e que abrigam espécies raras na região além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia.

Copyright © 2017 Portal Canaã – Todos os direitos reservados

Em novembro de 2016, foram realizadas consultas públicas para ouvir a opinião da população quanto a proposta de criação do parque. A proposta inicial do parque foi reanalisada para atender as contribuições da população e dos movimentos sociais recebidas durante o período das consultas. As mudanças estão relacionadas as dimensões e os limites da unidade.

Foram convidados para esta visita, todos os membros do conselho consultivo da flona Carajás. Estes representam setores de interesse público, privado e a comunidade do entorno da futura unidade. De acordo com o Chefe da Flona Carajás, Frederico Drumond o objetivo principal para a criação dessa nova unidade de conservação é ‘garantir a proteção integral dos campos ferruginosos, um tipo de ecossistema raro presente em rochas de formação ferrífera, conhecido como vegetação de canga ou “savana metalófila’.

O Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás se encaixa no critério de proteção integral, onde não há a exploração de recursos naturais. A área será voltada para a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, suas espécies de fauna e de flora raras e típicas da região e seus ecossistemas aquáticos. O novo parque poderá ser utilizado pela população para pesquisa científica e ações de educação ambiental e recreação, além do turismo ecológico.

Copyright © 2017 Portal Canaã – Todos os direitos reservados

Conheça o Mosaico de Carajás

O Mosaico de Carajás é composto pela Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, a Floresta Nacional de Carajás, Floresta Nacional do Itacaíunas, Floresta Nacional do Tapirapé e Reserva Biológica do Tapiapé-Aquiri. Juntas somam uma área com mais de 1 milhão e 200 mil hectares de florestas bem preservadas e abrangem as cidades de Agua Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, São Felix do Xingu.

O Parque será composto pela conhecida “Serra do Tarzan” e que fica próxima aos projetos Sossego e 118. Também irá integrar o Parque, a “Serra da Bocaina”, localizada entre a PA 160 e o Rio Parauapebas.

Copyright © 2017 Portal Canaã – Todos os direitos reservados

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário