ICMbio multa produtor da Serra do Rabo em 20 mil reais, em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Rio Parauapebas - Parque Nacional dos Campos Ferruginosos Foto: Seny Lima / Portal Canaã

Nesta quinta-feira (13), um produtor rural que hoje vive na área conhecida como Serra do Rabo, dentro do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, foi surpreendido com uma multa de R$20 mil reais pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio por ter praticado crimes contra a flora.

Segundo a infração, o produtor “Suprimiu vegetação no interior da unidade de conservação tipo parque nacional”, ou seja, cortou árvores dentro, do hoje, Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.

O advogado, que defende as família impactados com a criação do parque, diz se tratar de “uma retaliação, uma vez que o produtor é um dos que estão participando das últimas manifestações contra a mineradora Vale“.

Ao Portal Canaã, o produtor, R.R.A., diz ter comprado a área no ano de 2009, oito anos antes da criação do parque.

“Eu tentando sobreviver, tentando trabalhar, fazendo o suficiente para garantir o dia-a-dia aí agora o ICMbio, misturado com a Vale me destacam uma multa de vinte e mil reais. Isso aqui é meu, eu comprei e paguei”, disse o produtor em tom de choro.

Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, ao Lado, projetos da mineradora Vale / Arte: Jorge Clésio/Portal Canaã / Imagem: Google Earth

Acompanhe o Caso

Na quarta-feira (5), os produtores realizaram o bloqueio da linha de ferro, onde foram ordenados a desobstruir as vias, pela justiça.

  Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

Na quinta-feira(6),  o advogado, que representam as famílias lançou um desabafo sobre a situação.

Na sexta-feira(7), juiz nega a prisão de produtores a pedido da Vale, por reconhecer que não houve crime ao continuarem acampados, próximo a portaria do S11D.

Segundo informações, nesta Quinta(13) a manifestação ainda continua.

Uma resposta em “ICMbio multa produtor da Serra do Rabo em 20 mil reais, em Canaã dos Carajás”

Deixe uma resposta

Leia mais