ICMBio combate fogo no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos


Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Exército e do Corpo de Bombeiros combatem um incêndio que se alastrou no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos desde os últimos dias de agosto.

Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  as chamas estavam concentradas em dois pontos do Parque. O primeiro foco já foi extinto pela equipe de combate mas outro foco, na área central da unidade, ainda preocupa os gestores. “O segundo foco está numa região montanhosa, com muitos declives e de difícil acesso, portanto mais complicado para entrar e combater o fogo”, explica o analista ambiental Marcel Machado. Além disso, o clima seco e os ventos fortes também atrapalham a extinção do fogo.

Até o momento, a Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais (DMIF) contabilizou que a área atingida pelo incêndio foi de 1.529 hectares.

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é uma das unidades mais novas a serem criadas. Foi oficializada no dia 05 de junho de 2017, dia do Meio Ambiente. Tem 79,029 hectares e abrange os municípios de Parauapebas e Canaã de Carajás, sendo vizinha de outra unidade de conservação, a Floresta Nacional de Carajás.

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Sem opiniões

Escreva:

O seu endereço de e-mail não será publicado.