Hospital 5 de Outubro realiza blitz no Setembro Amarelo

Foto: Reprodução / Pró Saúde

O Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde Associação beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Canaã dos Carajás (PA), realizou nesta semana uma blitz no projeto S11D da mineradora Vale. Em 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso, o objetivo da ação foi conversar com os trabalhadores sobre a importância de valorizar a vida, reforçando a discussão sobre a prevenção ao suicídio do movimento Setembro Amarelo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, sendo esta a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Por esta razão, durante a iniciativa, a equipe do HCO distribuiu panfletos e as psicólogas da unidade, Débora Lanôa e Laiane Silva, reforçaram sobre a importância em ficar atento aos sinais que uma pessoa com depressão ou tendência suicida apresenta. “Precisamos ser bons ouvintes e não desprezar ou julgar, e sim ajudar quando ouvirmos algumas verbalizações autodepreciativas, como: eu não presto, eu não tenho mais vontade de viver, a minha vida não tem mais sentido entre outras”, explicou Débora.

Laiane Bastos ainda complementou que, às vezes, a pessoa com depressão não tem forças para procurar ajuda sozinha, então a rede de apoio, como a família e amigos, pode ajudar também se mostrando disponíveis. “Em alguns casos, além de ouvir, vamos precisar agendar uma consulta com o profissional e até levar a pessoa na primeira consulta, para que ela possa buscar tratamento e melhora”, disse.

Para o técnico de mineração Erinaldo Lima é necessário quebrar esse tabu e falar mais sobre o tema. “Precisamos levar esse assunto também para fora da empresa e conversar com a nossa família e os nossos filhos sobre suicídio. Esse tipo de informação é interessante para repassar para os familiares e a comunidade”, declarou.

Como parte da programação do Setembro Amarelo do Hospital 5 de Outubro, será realizada uma nova blitz no próximo sábado (14), dessa vez no Mercado Municipal de Canaã, durante o período da manhã.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta