Hospitais 5 de Outubro e Yutaka Takeda promovem capacitação e coaching para gestores

Foto: Divulgação / Pró Sáude

Os gestores dos Hospitais 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás e Yutaka Takeda (HYT) em Parauapebas, ambas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na região sudeste do Pará, participaram, nos dias 7 e 8 de agosto, do treinamento Gestores Líderes, com o coach Kotaro Tuji, do Instituto Internacional Japonês de Coaching.

O encontro, em formato de workshop, teve como objetivo desenvolver o potencial das lideranças das duas unidades, na área de gestão, relacionamento interpessoal e comunicação.

Segundo Tuji, a capacitação tem o intuito de resgatar o desejo no colaborador de dar o seu melhor, e que, além disso, esse desejo vire rotina. A programação também trouxe uma nova percepção sobre gestão e liderança, especialmente na área de planejamento, organização, execução, controle e avaliação. Assim, potencializando o gestor para executar a sua função de forma mais competente e fazendo com olhe para a instituição com um olhar mais transcendente. “Ou seja, não pensar apenas em si, ou só na sua tarefa, mas que ele faz parte de um todo. Produzir resultados de um conjunto muito maior do que ele só”, disse o profissional.

Durante a programação ainda ocorreram atividades práticas de reconhecimento de perfil, produção de um plano estratégico e como dar um feedback eficaz.

Para a supervisora de facilites do HCO, Saíle Sales, as ferramentas apresentadas pelo coach foram de grande valia para que os gestores possam ouvir, entender e aceitar as diferenças de cada colaborador. “Para mim, que estou à frente de várias equipes e no decorrer do dia são diversas situações diferentes, esse treinamento vai ajudar a ter mais habilidade para ouvir, entender e sentir mais empatia pelo outro”, declarou Saíle.

Veja também:  Empresários de Canaã participam de capacitação e rodada de negócios promovida pela Aciacca, Fiepa e Vale

A Coordenadora Farmacêutica do HYT Sheila Machado, considerou o treinamento bastante produtivo e relatou que pretende aplicar o conhecimento adquirido na sua equipe para lidar de forma individual com cada profissional. “Hoje consegui ver que existem vários profissionais de maneiras muito diferentes, mas todos com qualidades a serem trabalhadas e que depende de cada gestor saber desenvolver isso”, frisou Sheila.

Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Veja também:  Abertas as inscrições para o Natal Solidário em Canaã dos Carajás

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta