Helicóptero pousa em terreno irregular em Canaã dos Carajás

Em Canaã dos Carajás conhecida mundialmente como a Capital do minério, se destaca por diversos fatores, um deles é o alto poder aquisitivo de alguns. Enquanto parte da cidade sofre com as mazelas sociais, sem ter a oportunidade de se inserir economicamente, pois a elite instalada nos anais do poder não permitem repartir o pão de cada dia, exitem um grupo dominante que não mede esforços para ostentar usando recursos extraordinariamente luxuosos.

Um Helicóptero pousa em lote vazio atrás da pizzaria Garffos próximo a igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, o que chama a atenção da população é que o local é inadequado para realizar essa proeza.

Clic aqui: Helicoptero pousa em local inadequado em Canaã dos Carajás

O Portal Canaã fez uma consulta com especialistas na área da Aviação e obtivemos o seguinte resultado:


É natural que uma máquina com a versatilidade do helicóptero possa e deva é claro, pousar e alçar voo de qualquer lugar, mas não é bem assim que funciona.

Todos sabemos que uma das fontes geradora de receita para os órgãos aeronáuticos em geral, é a cobrança de taxas em aeroportos, heliportos e claro helipontos. Se todos pudéssemos pousar em qualquer quintal, não precisaríamos de um heliponto devidamente homologado para as operações de pouso e decolagem.

Ainda de acordo com o regulamento, para efetuar um pouso em local que não seja um aeródromo homologado, o operador precisa comunicar com antecedência ao SRPV da área: o local, hora de chegada e saída, se haverá ou não desligamento dos motores e por quanto tempo, o que será feito, número de pax, se a operação já foi realizada antes, lat e long do local e, algumas vezes até fotos.

Se faz necessário esclarecer a diferença entre um pouso em local não homologado/registrado e um pouso em uma “Área de Pouso Eventual”.

  1. ICA100-4
    1.3Definições
    ÁREA DE POUSO EVENTUAL
    É uma área selecionada e demarcada para pouso e decolagem de helicóptero,
    possuindo características físicas compatíveis com aquelas estabelecidas pela ANAC para
    helipontos normais, que pode ser usada, esporadicamente, em condições VMC, por
    helicóptero em operações aéreas policiais ou de defesa civil, de socorro médico, de inspeções
    de linhas de transmissão elétrica ou de dutos transportando líquidos ou gases, etc.
  2. …..
    RBHA 91
    91.327 OPERAÇÃO DE HELICÓPTEROS EM LOCAIS NÃO HOMOLOGADOS OU REGISTRADOS.
    (a) Não obstante o previsto no parágrafo 91.102(d) deste regulamento, pousos e decolagens de helicópteros
    em locais não homologados ou registrados podem ser realizados, como operação ocasional, sob total responsabilidade do operador (caso de operações segundo o RBHA 135) e/ou do piloto em comando, conforme aplicável, desde que:
    (1) não haja proibição de operação no local escolhido;
    (2) o proprietário ou responsável pelo local haja autorizado a operação;
    (3) o operador do helicóptero tenha tomado as providências cabíveis para garantir a segurança da operação,
    da aeronave e seus ocupantes e de terceiros;
    (4) a operação não se torne rotineira e/ou freqüente;
    (5) se em área controlada, a operação seja conduzida em contato rádio bilateral com o Controle de Tráfego
    Aéreo;
    (6) seja comunicado ao SERAC da área, tão logo seja praticável, qualquer anormalidade ocorrida durante
    a operação; e
    (7) […]

b)Para operações de pouso e decolagem em áreas não homologadas ou registradas visando atender a eventos
programados tais como festas populares, festivais, “shows”, competições esportivas, filmagens, etc, além
das normas estabelecidas pelo parágrafo (a) desta seção, é compulsória a obtenção de autorização prévia do
SERAC da área.

ICA 100-4
2.4.6 ÁREAS DE POUSO EVENTUAL

2.4.6.1 Nenhum helicóptero poderá operar em uma área de pouso eventual, a menos que essa
operação:
a) atenda às exigências dispostas nas regulamentações emitidas pela ANAC; e
b) seja conduzida em contato rádio bilateral com o órgão ATC correspondente, caso o
vôo esteja sujeito ao serviço de controle de tráfego aéreo.

2.4.6.2 O órgão ATS contatado durante o pouso/decolagem de helicóptero em/de áreas de
pouso eventual considerará que já foram satisfeitas às exigências dispostas nas
regulamentações emitidas pela ANAC para tal operação.

Ainda não foi identificado o proprietário da aeronave, mas o núcleo de inteligência do Portal Canaã está em buscas de maiores informações.

Redação do Portal Canaã – Reportagem: Pedro Reis

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