Funasa vai investir R$ 20 milhões em saneamento básico em Canaã dos Carajás


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deve investir R$ 20 milhões em saneamento básico no município de Canaã dos Carajás. Os repasses do governo federal são para obras e empreendimentos para ampliar a oferta de água potável e o tratamento de esgoto, frutos de convênios.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (MDB), acompanhado do  ex-ministro da integração nacional Helder Barbalho (MDB), e o secretário municipal de planejamento Geam Meirey reuniram como o presidente da Funasa Rodrigo Sergio Dias em busca de melhorias para a ‘Terra Prometida’.

Sobre a Fundação Nacional de Saúde

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

As ações de inclusão social, por meio da saúde, são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas.

Na área de Engenharia de Saúde Pública, a Funasa detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e atua com base em indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e sociais.

A Funasa presta apoio técnico e/ou financeiro no combate, controle e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento básico e ambiental.

Os investimentos visam intervir no meio ambiente, na infra-estrutura dos municípios de até 50 mil habitantes, prioritariamente, e nas condições de vida de populações vulneráveis.

 

 

COMENTAR COM FACEBOOK