Famílias ganham orientação sobre primeiros socorros do Hospital 5 de Outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Pró Saúde

O Hospital 5 de Outubro (HCO), entre os dias 4 e 5 de agosto, ultrapassou os muros da unidade para levar orientações e cuidados com a saúde para as famílias que residem na zona rural Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás (PA).

Gerenciada pela Pró-Saúde, profissionais do HCO, e em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Canaã, conversaram com os moradores e abordaram temas envolvendo os cuidados em primeiros socorros e dicas de aproveitamento integral dos alimentos.

Foto: Pró Saúde

No dia 4/8, foram realizadas palestras com o foco em noções de primeiros socorros, alertando para cuidados prévios até a chegada e intervenção do serviço de atendimento médico. O enfermeiro do HCO, Marlo Paiva, destacou os principais temas mencionados.

“Orientamos sobre práticas voltadas a asfixia, paradas cardiorrespiratórias, hemorragias, entre outras medidas de primeiros socorros imediato. O mais importante foi demonstrar a necessidade de manter a calma, para ajudar na segurança e cuidado de eventuais acidentes”, diz.

No segundo dia, 5/8, as orientações envolveram dicas de como aproveitar melhor os alimentos da agricultura local, por meio de receitas feitas com cascas e sementes de mandioca, maracujá, melancia, beterraba, melancia e até banana.

A apresentação das receitas foi realizada pela nutricionista Helen Oliveira, que reforçou como é possível ter uma alimentação mais saudável usando partes dos alimentos que geralmente são descartados.

  De Vereador à Emancipação de Canaã: Zé Batista lança autobiografia

“Nós apresentamos diversas receitas, como o bolo da casca de beterraba, pão integral de mandioca, bife da casca de banana, doce da casca do maracujá, entre outras. Essas atitudes, inclusive, ajudam a reduzir o lixo orgânico de forma prática e saudável, devido ao alto teor nutritivo nas cascas, talos e sementes”, frisou a profissional.

A iniciativa de visitar as comunidades na região próximas ao Hospital 5 de Outubro faz parte de estratégias, elaboradas por uma equipe multiprofissional, com o intuito de levar orientações de saúde para moradores que residam em locais distantes ou de difícil acesso.

Gerenciada pela Pró-Saúde desde 2006, o HCO possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade. A unidade possui ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Deixe uma resposta

+ Sobre