Categoria: Canaã Dos Carajás

Faltam 16 dias para votação, e as ruas de Canaã dizem muito sobre o futuro

Falta apenas 16 dias para o eleitorado de Canaã dos Carajás irem as urnas e decidirem qual a chapa será vencedora para o executivo municipal e quais os próximos 13 parlamentares que irão trabalhar na 7ª legislatura, de 2021 a 2024.

Para o legislativo, o cenário começa e se moldar e separar os “homens dos meninos”, ou seja, os candidatos e candidatas que realmente têm potencial de almejar a tão cobiçada cadeira da câmara municipal começam a eclodir, e dos duzentos, mais de dois terços não entram na fila. Em uma cidade relativamente pequena, as ruas, encontros e comícios dizem muito sobre a capacidade política, de mobilização e envolvimento de pessoas que compõem a campanha.

No município, ainda não se teve nenhuma pesquisa oficial para a corrida do legislativo, que mesmo assim não dizem muito, para uma campanha segmentada, regionalizada e até mesmo familiarizada, como é uma campanha para vereador.

Para o executivo, o cenário não se tornou tão fácil para analisar. Pesquisas de vários institutos vieram à tona, o que embaralhou o que se compreendia como ‘vitória certa’, ou até mesmo ’empate técnico’. O polarismo, apesar de ainda evidente, sofre ameças, pois três candidatos (Super, Arildo e Alexsandro) brigam diuturnamente em busca do eleitorado indeciso e resistente, exposto em todas as pesquisas.

Jean Carlos(podemos) e Josemira(mdb) seguem realizando grandes comícios, estrategicamente, nos mesmos locais, um após o outro, oque se permite analisar a força e o eleitorado que os acompanham. Hora maior, hora menor, os candidatos se mostram com ‘gás’ absoluto, porém com pouca predominância de um sobre o outro. As pequisas mostram grandes diferenças, mas os comícios não.

Arildo Neres(prtb), que nega os 2, 3 ou 4%, nas pesquisas, segue campanha nas ruas e, com conteúdo contante nas redes sociais. Sempre teve apoio do deputado federal, Otoni de Paula, que recentemente trouxe a figura do presidente Jair Bolsonaro, mas não se sabe o impacto no eleitorado.

Junior Super(psdb) e Alexandro da Bonança(ptc), também com baixa expressão, seguem os trabalhos de base, caminhadas, reuniões e participações nas redes sociais.

Canaã dos Carajás têm 199 candidatos a vereador, excluídos os que renunciaram e os indeferidos. Já para o cargo do executivo, são 5 e para 15 de Novembro as ruas dizem muito sobre quem serão os vitoriosos.

Veja os comentários

Compartilhar
Por
Redação