Faltam 16 dias para votação, e as ruas de Canaã dizem muito sobre o futuro

Análise: Jorge Clésio
Centro de Canaã dos Carajás | Foto: Jorge Clésio

Falta apenas 16 dias para o eleitorado de Canaã dos Carajás irem as urnas e decidirem qual a chapa será vencedora para o executivo municipal e quais os próximos 13 parlamentares que irão trabalhar na 7ª legislatura, de 2021 a 2024.

Para o legislativo, o cenário começa e se moldar e separar os “homens dos meninos”, ou seja, os candidatos e candidatas que realmente têm potencial de almejar a tão cobiçada cadeira da câmara municipal começam a eclodir, e dos duzentos, mais de dois terços não entram na fila. Em uma cidade relativamente pequena, as ruas, encontros e comícios dizem muito sobre a capacidade política, de mobilização e envolvimento de pessoas que compõem a campanha.

No município, ainda não se teve nenhuma pesquisa oficial para a corrida do legislativo, que mesmo assim não dizem muito, para uma campanha segmentada, regionalizada e até mesmo familiarizada, como é uma campanha para vereador.

Para o executivo, o cenário não se tornou tão fácil para analisar. Pesquisas de vários institutos vieram à tona, o que embaralhou o que se compreendia como ‘vitória certa’, ou até mesmo ’empate técnico’. O polarismo, apesar de ainda evidente, sofre ameças, pois três candidatos (Super, Arildo e Alexsandro) brigam diuturnamente em busca do eleitorado indeciso e resistente, exposto em todas as pesquisas.

Jean Carlos(podemos) e Josemira(mdb) seguem realizando grandes comícios, estrategicamente, nos mesmos locais, um após o outro, oque se permite analisar a força e o eleitorado que os acompanham. Hora maior, hora menor, os candidatos se mostram com ‘gás’ absoluto, porém com pouca predominância de um sobre o outro. As pequisas mostram grandes diferenças, mas os comícios não.

Arildo Neres(prtb), que nega os 2, 3 ou 4%, nas pesquisas, segue campanha nas ruas e, com conteúdo contante nas redes sociais. Sempre teve apoio do deputado federal, Otoni de Paula, que recentemente trouxe a figura do presidente Jair Bolsonaro, mas não se sabe o impacto no eleitorado.

Junior Super(psdb) e Alexandro da Bonança(ptc), também com baixa expressão, seguem os trabalhos de base, caminhadas, reuniões e participações nas redes sociais.

Canaã dos Carajás têm 199 candidatos a vereador, excluídos os que renunciaram e os indeferidos. Já para o cargo do executivo, são 5 e para 15 de Novembro as ruas dizem muito sobre quem serão os vitoriosos.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Faltam 16 dias para votação, e as ruas de Canaã dizem muito sobre o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *