Exclusivo: Alex Silveira não descarta disputar eleição para prefeito de Canaã em 2020

Alex Silveira Foto: Divulgação

O secretário de Administração de Canaã dos Carajás, Alex Silveira, concedeu entrevista exclusiva ao Portal Canaã. Nela, foram abordados vários assuntos, dentre eles, as eleições de 2020.

Atualmente sem partido político após sua desfiliação do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro – Silveira não descarta a possibilidade de concorrer a prefeito da ”Terra Prometida”. “Há um ano eu fui convidado pelo governo a participar da gestão, mas eu e o grupo político do qual eu fazia parte não temos mais o mesmo pensamento político para as próximas eleições. Então, houve a minha desfiliação do partido”, disse ele.
Para Alex, o momento agora é de analisar o cenário político, os partidos que fazem parte da sustentação do governo e, em futuro próximo ou distante, decidir se participa ou não do processo eleitoral de 2020.

“Ainda não tenho nada definido com relação à candidatura, mas também não descarto. Assim como todos os eleitores de Canaã dos Carajás têm a oportunidade de ser candidato, eu não descarto a possibilidade”, afirmou.
Caso a candidatura se concretize, Alex projeta uma Canaã mais independente economicamente. Para ele, investir no fortalecimento da economia é o primeiro passo para a geração de emprego e renda: “Hoje eu faço parte do governo, sou da base do governo e estou à disposição dele. Se ele achar por bem que eu participe do processo como candidato, ou não, eu estarei participando do processo”,

Ele afirma que caso já fosse pré-candidato a prefeito, sua prioridade hoje para Canaã dos Carajás seria o desenvolvimento e o fortalecimento econômico do município, porque a maior dificuldade que Canaã enfrenta hoje é a empregabilidade e ela só vai ocorrer se houver uma economia forte. “Não adianta você falar em geração de emprego e renda se você não estiver em um município onde a economia interna desse município não seja forte”, reforçou.

Alex Rodrigues Silveira, goiano, 37 anos, casado e pai de duas filhas, graduado em Ciência da Computação e Direito, falou sobre a possibilidade de filiar-se ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro -, mas não cogita a possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. “Existe uma possiblidade de eu compor o MDB sim. Já estudei vários partidos que também fazem parte da base do governo e em qualquer um desses a gente pode estar somando forças. Hoje eu não tenho interesse em ser pré-candidato a vereador, não tenho interesse algum no Legislativo. Se eu participar do processo político será como um pré-candidato ao Executivo”, pontuou.
Silveira também fez um balanço acerca de seu trabalho à frente da Administração Municipal. “Como secretário eu vejo que ajudei e estou ajudando a contribuir com o desenvolvimento do município e da gestão. Eu assumi a pasta em um momento em que a administração passava por uma fragilidade, uma certa dificuldade com os servidores públicos”, lembra ele.

Alex afirma que assumiu com a missão de melhorar a imagem do governo, que na época estava “um pouco arranhada” diante dos servidores, e fazer andar o processo de reformulação das leis que precisavam ser atualizadas.
“Hoje, pode-se dizer que nós temos uma boa relação com os sindicatos e vejo que esse foi um dos maiores ganhos que nós tivemos. Tanto que este ano nós não tivemos greves. Passamos por um período de reajustes com tranquilidade, temos uma relação transparente com os servidores”, avalia o secretário de Administração.
Silveira se define como uma pessoa que está ajudando a gestão e que pode contribuir com o crescimento econômico do município. “Vejo a transformação pela qual o município vem passando desde a gestão passada. E nós temos de estar preparados para alcançar voos mais altos. Nós conseguimos construir toda a infraestrutura básica. A cidade não tinha água, não tinha asfalto, escolas. Então tem de ser uma pessoa que assuma [a prefeitura] e dê continuidade a isso para levar a cidade ao patamar que ela deve ser reconhecida”, declara.

O secretário prosseguiu citando três eixos para que o município tenha total capacidade de “andar com as próprias pernas” nos próximos anos. “Nós temos capacidade e dinheiro para que isso ocorra. Precisa é ter gestão o mais rapidamente possível. E é isso que nós estamos fazendo. O que nós precisamos hoje é fortalecer a educação de nível superior, a produção rural e o Distrito Industrial”, explica.

Alex afirma que, fortalecendo diretamente esses três eixos a economia interna se fortalece e, automaticamente, a empregabilidade também aumenta. Ele projeta uma Canaã que não precise da Cefem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) para crescer e se desenvolver, que possa andar com as próprias pernas para ir adiante e argumenta: “Hoje eu vejo que, se tirássemos a arrecadação da Cefem, Canaã se tornaria uma cidade fantasma”.

Descrevendo-se como apaixonado por Canaã, Alex encerra a entrevista reforçando que seu desejo é ver a cidade prosperando: “Minha família e eu escolhemos crescer e desenvolver junto com a cidade. Amo Canaã e tenho o desejo de muitos pais, que é de ver faculdades, mais lazer, esporte e mais qualidade de vida para nossos filhos. É tudo isso que eu sonho e busco para Canaã dos Carajás”.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta