ENTREVISTA: “Quero sim ser prefeito de Canaã dos Carajás” revela Jurandir José

Ele é um dos nomes de confiança de Jeová Andrade e comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico desde o início do governo “Construindo o caminho para o desenvolvimento”, em 2013.
Foto: Acervo Pessoal

Em novembro de 2002, Jurandir José dos Santos chegava a Canaã dos Carajás com o objetivo de começar uma nova história.

Casado e pai de quatro filhos (dois do primeiro casamento), Jurandir tornou-se figura pública quando assumiu a extinta Secretaria de Indústria e Comércio – hoje, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) – o que o deixa em contato direto com o setor produtivo e com a população e que resultou na decisão de tornar-se um possível candidato ao tão disputado cargo de futuro prefeito de Canaã dos Carajás. ““Praticamente deixei a minha vida pessoal de lado e passei a viver a gestão pública com o objetivo de contribuir e deixar um legado para a sociedade, porque Canaã foi um presente de Deus na minha vida. Foi aqui que eu reconstruí a minha vida, minha família. A minha missão daqui para frente é cuidar das pessoas, porque a minha família também está envolvida nisso, então, eu tenho a obrigação de pensar em contribuir ainda mais com o projeto de fazer Canaã a melhor cidade pra se viver.

Ser prefeito nunca foi um desejo meu, mas, quando as pessoas espontaneamente começam a apontar para você como um nome. Ai algo diferente aconteceu no meu coração. Respeito todos os protocolos de sucessão mas também quero que saibam que estou à disposição do nosso governo e da população”, contou.

Aos 46 anos, Jurandir é um dos homens de confiança do prefeito Jeová Andrade e o único entre os secretários a ocupar a mesma pasta desde o início do governo “Construindo o caminho para o desenvolvimento”, em 2013. Ele relata algumas das dificuldades enfrentadas ao assumir o cargo. “Eu sempre fui muito determinado na minha vida, nunca entrei em nada para deixar pela metade. E com o nosso trabalho à frente da Semdec não foi diferente. Entrei para o governo em agosto de 2013. É claro que no primeiro momento também tive muita dificuldade para realizar o meu trabalho. Era um município que faltava tudo, não tinha como atrair grandes investidores para cá. O que mais me motivou a trabalhar mais pelo meu município foi logo após uma viagem a São Paulo, onde eu fui captar mais investidores para cá, dizendo que eu ia implantar um distrito e que aqui era um lugar bom para investimentos, mas foi quando me perguntaram sobre a infraestrutura da cidade e o que ela tinha a oferecer para esses empresários, que eu me dei conta de que precisávamos reinventar a cidade, porque, senão, não iríamos conseguir atrair investidores”, completou.

Em entrevista exclusiva ao Portal Canaã, o mato-grossense da cidade de Cáceres abriu o jogo sobre seu projeto para 2020. Alguns tópicos considerados importantes para o futuro de Canaã dos Carajás foram abordados nesta conversa. Confira:

Segurança

Jurandir: A segurança pública sempre foi uma obrigação do Estado, mas o município tem a sua responsabilidade. Acredito que estreitar uma parceria com o governo, fortalecer a nossa polícia e dar mais condições de trabalho para todos os policiais é um dos caminhos. O outro caminho é a prevenção que pode ser feita nas escolas, mas, prioritariamente deve ser trabalhada dentro de casa, na instituição família. O município não tem condições de arcar com essa responsabilidade sozinho, mas tem condições de conseguir grandes parcerias e investir forte nessa área. Hoje, nós temos que partir para a tecnologia e usá-la a nosso favor, a exemplo do Monitoramento eletrônico da cidade.

Educação

Jurandir: A evolução na educação foi extraordinária em termos de infraestrutura. A nossa merenda escolar está mais para uma refeição e, agora, nós estamos implantando um novo sistema de ensino em tempo integral. A melhoria na educação básica de Canaã dos Carajás é visível, ainda que precisamos melhorar o nosso resultado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O polo universitário já é realidade na cidade, onde nós temos já alguns cursos em andamento, como Agronomia e Letras. E, a intenção do Jeová é tornar o município um polo educacional com toda a sua rede de serviços, para que a cidade tenha também outros eixos econômicos independentes da mineração.

Desenvolvimento

Jurandir: Desde 2015, a gente vem trabalhando para fortalecer as bases. Hoje, nós temos quase cinco mil empresas no município. Quando eu assumi a secretaria, havia só 295 microempreendedores e, hoje, nós temos acima de 1.500. Logística é um problema, no entanto, com o asfaltamento da estrada do Posto 70 (TransCarajás), por exemplo, que é uma via importante de escoamento da produção, vamos alavancar o desenvolvimento da cidade. Também já estamos trabalhando na possibilidade de trazer para cá um aeroporto e um porto seco, aliado, é claro, ao distrito industrial que já está em funcionamento, entre outros meios que poderão auxiliar na exportação. Tudo o que temos feito através da Semdec em parceria com outras secretarias é para fortalecer esses eixos econômicos aliados à mineração.

Emprego

Jurandir: Sempre tem a possibilidade de ser fazer mais. O município agora está chegando a um estágio em que está bem estruturado e, nesse momento, nós precisamos focar no desenvolvimento, pois é o momento de cuidar das pessoas e, investir na geração de emprego e renda. É um eixo que nós estamos trabalhando pesado com o objetivo de gerar grandes resultados. Todas as ações que nós temos feito é porque queremos ter condições de empregar o nosso povo e, também, de ajudar os moradores da nossa região. Chegou a hora do governo dar visibilidade à essa área através da construção do Distrito Industrial, a Fenecan, e uma série de ações que culminaram no bom resultado do trabalho da secretaria.

Saúde

Jurandir: Precisamos cada vez mais dar prioridade para a atenção básica, pois é nessa área que se encontram as maiores demandas dos munícipes. Precisamos também melhorar os atendimentos especializados para que as pessoas não tenham que se deslocar para outros municípios ou até fora do estado.

Cultura

Jurandir: Por se tratar de um município com grande miscigenação, temos que incentivar todas as iniciativas culturais e trabalhar para criar uma referência cultural local, fortalecendo o vínculo das pessoas com Canaã e, dessa forma, promovendo o pertencimento pela cidade, dando continuidade às diretrizes do Programa PACTO por Canaã.

Esporte

Jurandir: Crianças, jovens e adultos precisam desenvolver atividades físicas e despertar seu espírito esportivo . Portanto, o esporte tem que ser visto com bons olhos e precisa de investimentos para que todas as modalidades sejam desenvolvidas em nossa cidade, pois são eixos que geram resultados econômicos, sociais, e trabalham a disciplina do cidadão esportista como um todo.

Lazer

Jurandir: Canaã é uma cidade de pessoas trabalhadoras, mas ninguém vive só de trabalho. Precisamos garantir o direito de todos terem oportunidade de viver bem e com qualidade de vida. Temos que cuidar da cidade, mas a maior riqueza são as pessoas, portanto, teremos que criar aparelhos públicos e opções para que tenham lazer, além de incentivar e dar condições para a iniciativa privada fazer investimentos nas áreas de recreação, entretenimento e lazer. Aproveitando todos os recursos existentes em nosso município.

Eleição 2020

Jurandir: Nesse momento, todos estão falando em política e eu sempre tive comigo que uma candidatura não tem que sair do candidato, ela tem que sair das pessoas que vivem e fazem a cidade. Então, quero sim ser prefeito de Canaã, para garantir a continuidade do excelente trabalho que o prefeito Jeová vem conduzindo, mas não basta somente um querer. Temos um grupo politico com um projeto coletivo para a nossa cidade. Também as pessoas que representam os vários segmentos da sociedade precisam participar, uma vez que é um cargo eletivo, e você tem que ser aceito pela sociedade. Estamos trabalhando muito forte para o desenvolvimento das pessoas e da cidade. Vi meu nome começar aparecer nas pesquisas pelo bom relacionamento que tenho com as pessoas em Canaã, estejam elas no Lions, nas Igrejas ou no dia a dia do atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Estou pronto e a disposição do governo e da sociedade para continuar contribuindo. O importante é ajudar, até porque o projeto não é meu, ele é muito maior que desejos pessoais, ele é para a cidade e nós temos que ter a consciência disso. Quero deixar como legado para os meus filhos a credibilidade e respeito dessa cidade que me acolheu e que escolhi para viver. Quero deixar uma boa história, um bom nome, e, claro, muitos amigos.

Futuro de Canaã dos Carajás

Jurandir: Nesse momento, em que encerra mais um mandato, fecha-se um ciclo e abre-se um novo. Eu não vejo que uma alternância de poder, ou seja, mudar o grupo político que vem administrando bem a cidade, como positivo para a população, uma vez que nós temos um município planejado até 2035, e alguns prefeitos não gostam de dar continuidade aos projetos dos seus antecessores, que é para não deixar legado para o outro.

Filiação partidária

Jurandir: Hoje eu sou presidente do PROS – Partido Republicano da Ordem Social, que é da base do governo, no entanto, isso não é regra, meu partido hoje é o grupo do Jeová Andrade, uma vez que e eu estou dentro de um grupo que vem dando certo e que vem tratando tudo com respeito e muito, mas, muito trabalho.

Questionado acerca de possíveis perseguições políticas, Jurandir foi taxativo. “A minha vida é um livro de páginas abertas. E, graças a Deus cheguei aqui na cidade com muitas esperanças. Sempre que me proponho a fazer algo, é para dar resultados positivos, então, não me assusta o que podem tentar fazer comigo em razão da possibilidade da minha candidatura. Ninguém consegue unanimidade, sempre vai haver oposição e eu aceito isso porque vivemos em um país democrático. Minha possível candidatura depende da vontade de Deus, da decisão do prefeito Jeová, do grupo político e, finalmente da confiança do povo de Canaã. Peço a Deus que continue me dando sabedoria e força para enfrentar os desafios”, finalizou.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta