Entrevista com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, Jurandir dos Santos

O Portal Canaã inicia hoje uma série de entrevistas para tratar de assuntos e questões pertinentes sobre a região Carajás, que é movida economicamente sobe a exploração minerária. E, a que se lança hoje é com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Canaã dos Carajás, o senhor, Jurandir José dos Santos. A entrevista foi intermediada pelo analista de indicadores do Portal Canaã, Jorge Clésio.

Jurandir tem 45 anos, natural de Cáceres no Mato Grosso e mora em Canaã dos Carajás há 16 anos. Etá à frente da secretaria de desenvolvimento do município há quase 5 anos, que segundo ele, completará em agosto de 2018 e, nunca ocupou outra pasta na prefeitura.

A entrevista foi pautada em cinco temas centrais: a visão pessoal do secretário sobre Canaã, o cenário econômico, o distrito empresarial, emprego e turismo. Assuntos ligados diretamente a suas atribuições, enquanto secretário de desenvolvimento,  segue abaixo.

VISÃO PESSOAL:

Para conhecermos um pouco sobre, Jurandir Jurandir José dos Santos. Em que você atua em Canaã?

Em 2002, quando cheguei na cidade, motivado pelos reflexos positivo das implantações minerais, implantei um negócio na área de móveis, com especialidade em madeiras trazidas de outros municípios, haja vista que na época, existia uma grande demanda de estruturação mobiliaria. Anos depois, montei uma linha de fabricação e de montagem de móveis próprios, obtendo êxito e que me proporcionou a viabilidade de atuar também na área imobiliária. No planejamento estratégico do meu negócio apontava os bons ciclos, contemplando início, meio e fim das atividades, considerando as altas e baixas do comércio. Em 2015, após a implantação do Projeto S11D, encerrei estas atividades e passei a locar esses imóveis. Enquanto isso, hoje, como robe, desenvolvo em uma pequena propriedade a criação de pequenos animais e piscicultura. Ficando assim, mais livre para desenvolver as atividades públicas à mim conferidas, pretendendo voltar ao mercado empresarial em 2025 com outros seguimentos em planejamento.

Canaã é o que você esperava ser após 5 anos à frente da Pasta de Desenvolvimento Econômico?

Sim. Hoje, Canaã dos Carajás é uma cidade mais estruturada e com uma gestão pública experiente e que visa continuar a transformação econômica e social dos munícipes como um todo.

Como você enxerga Canaã daqui 3 anos?

Imagino e trabalho para estarmos com uma cidade mais estabilizada, com infraestrutura adequada para atender as demandas locais e recepcionar bem os empreendedores, investidores e visitantes. Temos planejamento para curto, médio e longo prazo e que certamente destacará nosso município regional e nacionalmente. Já temos também, o Distrito Empresarial e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico criados, sendo estes, modelos únicos de formatação e que a partir do seu pleno funcionamento, contribuirá para a diversificação de novas oportunidades e geração de emprego e renda.

CENÁRIO ECONÔMICO:

Como você visualiza, hoje, a situação econômica de Canaã dos Carajás?

Apesar de muitos pregarem que Canaã está atravessando uma crise, na verdade, esse momento era previsível uma vez que o município foi profundamente modificado em decorrência da implantação do Projeto S11D e que gerou uma elevação da arrecadação de ISS. No entanto, findado a implantação da mineradora, houve-se um intervalo entre o período de início da produção e retorno da Compensação [o cfem]. Nesse momento, além do período de recessão econômica houve um grande déficit de empregabilidade contrariando os resultados dos anos anteriores. Observamos também que existem diversos tipos de atividades comerciais de mesma natureza e que foram instalados durante a fase de implantação dos projetos e, após sua implantação, percebeu-se uma determinada concorrência de mesmo seguimento, tornando o comércio mais competitivo em função da diminuição do fluxo de consumidores. Isso, naturalmente, desestimulou alguns comerciantes, sendo que, aqueles que não conseguiram manter sua clientela ou não inovou para adaptar-se à nova realidade, encontram-se em dificuldades.

No geral, considero o cenário normal, se comparado com a realidade de outros municípios mineradores do Brasil, passando agora para uma fase de mais estável e otimista.

O que levou Canaã sofre com a previsível, se foi previsível, no seu ponto de vista, com queda econômica em 2017?

Sim, era previsível a queda econômica. Como dito antes, isto ocorreu devido à redução de ISS, o déficit de empregabilidade, a falta de investimentos privados para diversificação da cadeia produtiva e a evasão de empresas em função dos términos de contratos de prestação de serviços.

O município alegou, durante todo o ano 2017, que estava em crise, como explicar o superávit de previsão de receita, pra onde foi o recurso?

O orçamento foi executado conforme previsto no Planejamento e o Superávit aplicado nos programas em andamento.

Quais são as medidas que estão sendo tomadas para atrair investimento para Canaã dos Carajás, há dificuldade?

A Gestão Pública Municipal, na figura principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem buscado alternativas, dentre eles o Distrito Empresarial, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável – FMDS (que financiará empresas), o Mercado Municipal, a Sala do Empreendedor e as parcerias com SEBRAE, SENAI e outros Agentes, como ações coordenadas para geração de um ciclo econômico alternativo à mineração, baseado no fomento da pequena e média indústria, na prestação de serviços voltado à indústria, nas empresas de logística e no Polo Educacional com grande potencial de geração de emprego e renda sustentáveis em Canaã dos Carajás.

É necessário salientar que muitas das ações necessitam de cumprir passos formais e legais, o que representa dificuldades devido a burocratização para andamentos dos processos juntos aos órgãos reguladores, seja de âmbito estadual ou nacional. Mesmo assim, compreendo ser salutar, pois, buscamos todas as alternativas para garantir a segurança jurídica em sua implantação, mecanismos fundamentais ao futuro sustentável de Canaã dos Carajás.

O Período de véspera de eleições, ou o ano de eleições, tem afetado o desenvolvimento de Canaã?

No geral, algumas ações são legalmente impedidas de serem executadas devido ao período de processos eleitorais, o que não deixa de ser um fator a ser observado.

O que Canaã tem se planejado para o futuro, visando a alta de Royalties?

Temos planejado potencializar os recursos destinados às pastas de governo responsáveis por impulsionar ações de infraestrutura nos eixos de Desenvolvimento Econômico, rural, educacional e mobilidade urbana, saúde além de outras ações do Programa Canaã 2035 e a viabilidade do corredor logístico entre o Município e a BR 155.

DISTRITO EMPRESARIAL

Já se passam 4 meses da Inauguração do Distrito Empresarial de Canaã, em que estágio se encontra?

A doação da estrutura e posse da área doada pela Vale S.A. para a Prefeitura de Canaã ocorreu no dia 25/10/2017. A Câmara Municipal aprovou a criação do Distrito em 25/01/2018. Estamos na fase de legalização de ocupação e uso do solo junto ao IDURB. Nossa previsão é que os lotes já iniciem sua licitação nos próximos 30 dias.

As empresas que a princípio firmaram compromisso em se instalarem no Distrito, ainda mostram interesses?

Sim. Já existem algumas empresas de bom potencial gerador de empregos demonstrando interesse e esperamos uma boa participação destas no Polo Industrial e no Polo Educacional na primeira rodada de licitações dos lotes. Porém, temos que respeitar o período de maturação da ideia e o prazo destas empresas se instalarem, uma vez que possuem seus próprios planejamentos, não dependendo apenas da vontade do município.

O Município tem ido atrás de novos interessados em investir em Canaã?

Sim. Temos atuado fortemente na articulação e sensibilização para atrairmos investidores que fomentem a geração de mais oportunidades de emprego e renda para nosso município.

Quais as principais dificuldades, se existe, em atrair investidores?

As principais dificuldades em atraí-los são, a recessão econômica nacional, a ausência de demandas de consumo para determinados setores econômicos, o término da implantação de projetos minerários no município, a distância dos grandes centros produtores de matérias primas de verticalização econômica e principalmente a dificuldade logística da nossa região.

Quais os principais atrativos/vantagens são oferecidos para novos investidores?

Em se tratando do Distrito Empresarial, temos uma extensa área e com toda infraestrutura adequada, tanto para os empresários do seguimento industrial quanto educacional.

Temos também energia consistente, sendo considerada uma das melhores do Estado e a infraestrutura que compreende a pavimentação asfáltica, portaria, rodoviária, iluminação pública, sistema de água e esgoto completo, bom acesso e proximidade com o centro do município, distante à apenas 3 km e conta ainda, com auditório e centro de treinamentos.

Tudo isso, reduz significativamente os custos de implantação de qualquer empreendimento econômico para o investidor e, ainda, contará com incentivos fiscais e poderá obter condições facilitadas de auferir empréstimos de baixo custo via Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Empresas ou empresas interessadas, o que devem fazer para compor o Distrito Industrial?

As empresas pleiteantes, deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para registrar sua intenção e obtenção de informações detalhadas quanto ao andamento das etapas de planejamento, treinamentos e credenciar-se no momento oportuno para participar do processo seletivo de Concessão de lotes nos termos da Lei 802/2017 e que será publicado no site oficial do município.

EMPREGO

De que forma sua pasta é responsável pela geração de empregos em Canaã?

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado intensamente em atividades que impulsionam a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, seja no apoio ao micro empreendedor e outras parcerias, seja na interlocução com as grandes empresas mineradoras do Município. Porém as duas grandes ferramentas da Secretaria para fomentar a geração de emprego e renda em Canaã a médio e longo Prazo são o Fundo Municipal (FMDS) e o Distrito Industrial.

Há alguma expectativa de mudança quanto as dificuldades econômicas vivenciadas na realidade?

Não tenho dúvidas de que os resultados das ações citadas anteriormente, darão reflexos positivos na economia local e regional. Em médio e longo prazo, teremos uma cidade autossustentável em função de que todos os esforços e planejamentos em andamento ou vindouros, estão focados na diversificação das matrizes econômicas, incluindo setores importantíssimos ligados a indústria, a agricultura, a educação de nível técnico e superior, garantindo assim, novo folego econômico ao comércio e prestação de serviços diversos, entre outras.

Canaã ainda pode voltar a ser, além de um canteiro de obras, já anunciado, um Município de oportunidades?

Perfeitamente. Temos outros projetos minerários de pequeno porte a serem implantados. Não obstante, o foco da Gestão Pública é criar alternativas independentes da mineração, usando é claro, recursos oriundos das extrações minerais para fortalecimento de cadeias produtivas diversas não ligadas ao seguimento mineral.

Sem sombra de dúvidas, acredito sim que o município ainda será um dos mais promissores da região e também será modelo de gestão multimodal.

 TURISMO:

Sobre os potenciais turísticos, há algum estudo ou monitoramento afins de investir em atrativos?

O turismo é um dos eixos desta Secretaria e por isso, desenvolvemos o inventário turístico do município, credenciando-o no novo Remapeamento Turístico do Brasil em 2016, sendo o primeiro município do Polo Araguaia/Tocantins a cumprir as exigências de credenciamento junto ao Ministério do Turismo.

Como o turismo é pensado para Canaã?

Atualmente, estamos consolidando ações concretas na definição das políticas públicas de turismo. Em médio prazo, concluiremos a criação do Fundo Municipal do Turismo em Canaã, bem como o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável – PMDTS, visando maximizar nossos potenciais para investimentos e estruturação com foco do turismo de negócios e ecoturismo.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Entrevista com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, Jurandir dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *