Energização da mina do Projeto S11D está concluída, diz Vale

A Vale anunciou, na última sexta-feira, (22) que a subestação principal de 230 KV da mina do Projeto Ferro Carajás S11D, em Canaã dos Carajás (PA), está energizada. A unidade será a responsável por distribuir energia elétrica a todas as instalações de infraestrutura e equipamentos do sistema truckless e começou a funcionar no dia 14 deste mês.

“Concluir um projeto de grande porte e de alta tecnologia é sempre um grande resultado. Em uma área remota, onde os recursos são limitados, os desafios são ainda maiores”, disse o líder de montagem eletromecânica da mina do S11D, Sergio Carvalho Silva.

De acordo com a mineradora, a subestação irá fornecer a energia necessária para o comissionamento e operação dos equipamentos da mina e também viabilizará a interface de comunicação entre usina e mina, com monitoração online com o centro de operação do projeto. No total, mais de 10 quilômetros de linhas de transmissão de energia compõem o sistema na mina.

Na sexta-feira (15), a Vale anunciou que a conexão do Ramal Ferroviário S11D com a Estrada de Ferro de Carajás (EFC) foi concluída. Em maio deste ano, um representante da Vale afirmou, durante a conferência sobre mineração em Ouro Preto (MG), que o start up do projeto S11D começará em novembro deste ano. A montagem dos sistemas está prevista para agosto. A expectativa é que o empreendimento opere a plena carga em 2019 e, em 2020, produza pelo primeiro ano 90 milhões de toneladas de minério de ferro.

Em junho deste ano, o gerente-executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento da Vale, Lúcio Cavalli, declarou, durante o Fórum Minas e Mineração no Século XXI, em Belo Horizonte (MG), que o desenvolvimento do projeto S11D é vital para manutenção ou mesmo a ampliação da produção do minério de ferro em Minas Gerais. “Pode parecer estranho apresentar um projeto do Norte aqui em um evento sobre mineração em Minas Gerais mas é porque o S11D permite aumentar a produção aqui”, disse.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *