Empreendimentos comunitários contarão com investimentos da Vale para desenvolvimento no sudeste do Pará

Recursos financeiros e assistência técnica serão investidos em empreendimentos sociais de seis cidades, incluindo Canaã. Balanço divulgado essa semana traz iniciativas apoiadas pela empresa no município.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Empreendimentos criados por associações de agricultores ou produtores com potencial para ampliar a produção de alimentos ou outros arranjos produtivos no sudeste do Pará contarão com apoio da Vale. O objetivo é contribuir com as políticas públicas voltadas para geração de trabalho e renda no campo e fortalecer as capacidades locais de produção nos municípios onde a Vale mantém operações. Entre eles, projetos desenvolvidos em Canaã dos Carajás.

No sudeste do Pará, entre os arranjos produtivos que receberão investimentos estão a produção de milho, mel, frutas, cacau e aves, além da horticultura e hortas hidropônicas e a bovinocultura. Os setores foram definidos com base na viabilidade econômica de cultivos já realizados e também negócios que receberam incentivos da Vale e vem apresentando bons resultados. O total de 39 comunidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Bom Jesus dos Tocantins e Ourilândia do Norte receberão apoio.

Em Canaã, um dos empreendimentos é a Associação do PA União Américo Santana, localizado na zona rural da cidade, que atua com a pecuária leiteira e o cultivo de milho. O associativismo tem fortalecido as conquistas dos produtores. Com o apoio da Vale, eles participaram de capacitação para se adequarem a nova legislação, o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e para formalização de toda documentação da entidade. A empresa também doou patrulha mecanizada, computadores e apoiou a implantação de ateliê de costura na comunidade.

  Canaã dos Carajás tem 272 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (24)

“Pará nós a capacitação e a regularização do estatuto foram fundamentais, abriram portas para novas possibilidades, conseguimos parcerias com a Vale, emendas impositivas com a Câmara de Vereadores e Prefeitura, para a construção de galpão agrícola e também realizar projetos sociais com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Nossa comunidade tem se fortalecido cada vez mais e a comunidade se desenvolvendo”, diz Soleni Braga, presidente da Associação.

Segundo o gerente de Relacionamentos da Vale no Pará, Marcos Teixeira Almeida, “são projetos com potencial para fortalecer arranjos produtivos, favorecer a produção local e viabilizar outras atividades econômicas, além da atividade de mineração”.

Balanço Vale+: Publicação destaca ações da empresa em Canaã

Nessa semana, a Vale divulga a publicação Vale+ Canaã, que traz um balanço de iniciativas da empresa no município nas áreas ambiental, social e econômica. Atualmente, as operações da Vale, Sossego e Serra Sul (S11D), no município geram diretamente cerca de 4 mil empregos. Em termos de arrecadação, em 2020, o município recolheu R$ 719 milhões de Contribuição Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). No mesmo período, as compras da Vale de insumo e materiais de empresas com matriz e filial na cidade foram da ordem de R$ 1,3 bilhão.

Na área ambiental, umas das ações é o programa Corredores Ecológicos desenvolvido em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por meio do programa, cerca de 5 mil hectares, equivalente a mais de 5 mil campos de futebol de áreas antes degradadas ao redor do projeto S11D já foram recuperadas. O trabalho envolve o retorno da área de floresta, a recuperação da biodiversidade e o retorno da fauna e flora.

  Prefeita Josemira Gadelha toma 1ª dose de vacina contra a Covid-19

Também os desafios impostos pela pandemia exigiram novas formas de apoio por parte das empresas. Neste sentido, a Vale firmou parcerias com as Prefeituras e Governo. Em Canaã foram doados epis, equipamentos como respiradores, testes rápidos, bem como a contração de 40 profissionais de saúde entre outros. A empresa reforçou ainda as medidas preventivas em todas as suas operações, que incluíram a redução do efetivo administrativo e operacional nas suas unidades, triagem diária, higienização de ambientes, uso de máscaras e testagem em massa

 

 

 

Deixe uma resposta

Leia mais

Qual o melhor nome para Deputado Estadual?

Jean Carlos
Cleverson Zajac
Gesiel Ribeiro
Arildo da Escrimat
Dinilson José

Royalties recebidos em 2021