Em reunião com Zequinha Marinho, agricultores pedem mais apoio para Canaã dos Carajás

Foto: Silvia Lopes

Nesta sexta-feira, 24, o Senador da República Zequinha Marinho, PSC (Partido Social Cristão), se reuniu com membros da Cooperativa Agroecológica e da Agricultura Familiar de Carajás (COOAFAC).

Na ocasião, os cooperados do terceiro setor tiveram a oportunidade de apresentar algumas demandas visando o desenvolvimento da atividade agrícola na região. “Uma das grandes dificuldades que o produtor rural encontra no município de Canaã dos Carajás é devido a motriz econômica ter ido para uma outra direção. Antes o município era um grande produtor de banana, grãos, leite e carne, mas quando a economia foi direcionada para a mineração, isso dificultou a expansão da agricultura”. Afirmou Cleido Braz que seguiu falando sobre a importância da produção agrícola. “A agricultura é o único segmento produtivo do Brasil que não tem crise e nós precisamos produzir. Nós temos uma terra fértil, o que precisa é só que o Poder Público apoie essas ideias e não venha como um rolo compressor pra cima, mas como uma esponja para absorver as ideias . Eu sou produtor de banana e nós queremos produzir mais, no entanto, nós necessitamos de apoio técnico porque nós precisamos sair da dependência da mineração”, finalizou.

Atualmente, a COOAFAC possui um total de 45 cooperados que atuam na comercialização dos mais diversos produtos agrícolas, pastoril e hortifrutigranjeira. A reunião aconteceu na sede da Cooperativa e, além de agricultores, contou com a presença de empresários e autoridades políticas. “Hoje é um momento para que esses líderes possam falar de suas necessidades em prol da comunidade de produtores rurais que hoje se encontra sem assistência em alguns aspectos. E nós sabemos do investimento que o senador tem feito para o terceiro setor. Nós só queremos deixar claro aqui hoje tudo o que nós desejamos para Canaã dos Carajás”, explicou Mosheh Costa, diretor administrativo da COOAFAC.

Ao fazer uso da palavra, o Senador pontuou a importância do trabalho em conjunto dos cooperados. “A agricultura familiar é fundamental, uma vez que nós temos uma população muito grande trabalhando na Zona Rural e às vezes a renda é pouca, a qualidade de vida é baixa e o cooperativismo é uma saída. Se você trabalhar direitinho termina avançando e melhorando tudo isso. Hoje eu vou ouvir às demandas e vou ver o que a gente pode fazer e de que forma ajudar, esse é nosso objetivo”, disse.

Após a reunião será ser feito um documento que será assinado por todos os presentes e posteriormente encaminhado para o gabinete do Senador com todas as demandas.

Recentemente, Zequinha enviou para o município de Canaã dos Carajás uma patrulha mecanizada e uma casa de farinha para atender a demanda da cidade na Zona Rural. Desta vez, o secretário municipal de agricultura, Léo Ferreira aproveitou para fazer dois novos pedidos. “Canaã é um solo de terra muito fértil e hoje nós temos a missão de fazer com que a cidade volte a produzir como antigamente. Hoje nós atendemos centenas de produtores e com o Procampo e mais de cem mil mudas já estão sendo preparadas para atender a nossa demanda no setor da agricultura. E já aproveitei essa visita do Senador para pedir que ele mande uma colhedeira e uma plantadeira para a nossa região”. Segundo o secretário, só falta o pedido ser formalizado, mas tudo indica que o Senador dará sinal verde. “O pedido já foi feito, agora só preciso formalizar”.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *