Categoria: Canaã Dos Carajás

ELEIÇÕES EM CANAÃ: Saiba o que cada candidato defende para Educação

O Portal Canaã fez o levantamento das Propostas de Governo de todos os candidatos ao executivo de Canaã dos Carajás. Com isso, é possível saber o que cada candidato defende para áreas estruturantes do município como educação, saúde, segurança, meio ambiente, economia etc.

Desta vez, selecionamos o tema Educação em cada plano de governo cadastrado no TSE.

Alexando da Bonança (PTC)

1. Integrar na educação formal e não formal as zonas rural e urbana considerando valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável;

2. Implantar o sistema de educação rural, visando o desenvolvimento da economia primária obedecendo aos seguintes princípios, motivar e estimular o indivíduo para agir em sua própria comunidade; propiciar as oportunidades de capacitação, treinamento e ação, como fatores de que necessita para realizar suas próprias aspirações, firmar convênios com escolas técnicas, inclusive de outros Estados com a finalidade de formar os filhos dos produtores rurais em técnicas agropecuárias, através de bolsas de estudos, além de evidenciar a implantação e o funcionamento da escola agrotécnica e escola fazenda, elaboração do calendário escolar adequado ao processo produtivo rural;

3. Prover a todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento local e regional;

4. Garantir a implementação dos temas da sustentabilidade e empreendedorismo de forma transversal nos currículos e propostas
pedagógicas;

5. Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida sustentável;

6. Garantir a universalização e a qualidade do ensino em todos os níveis, assegurando a participação da comunidade na gestão escolar;

7. Prover o ensino do esporte educacional, como maneira de se promover a autoestima, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe, o respeito à diversidade e a promoção da saúde;

8. Promover a inclusão digital no ambiente escolar;
9. Promover a educação inclusiva;

10. Garantir merenda escolar de qualidade com o uso de produtos locais com o cardápio elaborado por profissionais competentes;

11. Capacitar funcionários, professores e equipe gestora;

12. Garantir o cumprimento das ações do Plano Municipal de Educação;

13. Fomentar as ações de Ensino Profissionalizante;

14. Criar o projeto nossa segunda língua e ofertar Ensino de Línguas
Estrangeiras para a população;

>> Todas  as propostas de Alexandro da Bonança.

Arildo da Escrimat (PRTB)

A educação é um investimento muito valioso para o nosso futuro. É assim que trataremos da educação, como uma das bases para a construção de um futuro próspero para nossa comunidade.

A importância da Prefeitura na formação é inegável, especialmente no ensino fundamental. Provavelmente, a crise econômica fará aumentar as demandas pela educação pública, especialmente no fundamental e médio. Estamos preparados com um novo olhar, onde a Valorização dos Professores, a inclusão de tecnologias como ferramenta educacional, materiais didáticos, e aumentando as vagas e reformando as escolas existentes, com certeza trará uma melhora na qualidade do ensino para nossas crianças, jovens e adultos.

Não podemos deixar de inovar com nossa gestão já afirmando nossos investimentos em toda a cidade e priorizando os bairros distantes e carentes de iniciativas do Poder Público. Os espaços das escolas devem ser apropriados pelas pessoas das comunidades onde elas estão, implantaremos programas onde as escolas serão utilizadas pelas famílias nos finais de semana.

>> Todas as propostas de Arildo da Escrimat

Jean Carlos (Podemos)

  • Implantar programas envolvendo educação e Conselhos de Direito para valorização da vida e prevenção em relação à violência e às drogas, trabalhando a família levando em conta as necessidades de aprendizagem e a cultura;
  • Elaborar diagnóstico das metodologias de ensino para adequação às necessidades do município;
  • Promover capacitação continuada para aperfeiçoamento do professor municipal, constituindo-se fator de qualidade na oferta de ensino, com adequação às nespecificidades de escolas urbanas e rurais;
  • Priorizar a educação infantil em áreas de risco social, de forma a identificar e restaurar pontos de risco, integrando às creches, através da ampliação de oferta de vagas e incentivando o envolvimento das instituições que já atuem no setor.
  • Estabelecer estratégias de valorização dos profissionais da educação;
  • Viabilizar oportunidades para realização de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, voltadas a professores da rede municipal de ensino, sem prejuízo dos vencimentos; em consonância com sua área de atuação;
  • Construir novas escolas municipais de acordo com as necessidades, além de reformar e ampliar escolas urbanas e rurais já existentes;
  • Construir creches de tempo integral, para redução do déficit de vagas no município;
  • Implantar, de acordo com as orientações oficiais, escolas de tempo integral;
  • Implantar a Escola Técnica Municipal, para a formação profissional de jovens;
  • Viabilizar a formação profissionalizante no município, através do sistema “S”, SENAI e SENAC;
  • Criar um Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento Escolar Municipal
  • Implantar um programa para atribuir prêmios para escolas e seus funcionários, que apresentarem o melhor IDEB e o maior crescimento desse índice, assim como alunos com melhor desempenho escolar na rede de ensino municipal;
  • Requalificar o transporte escolar com ênfase em acessibilidade, segurança e conforto dos usuários urbanos e rurais, mantendo um monitor em cada ônibus.
  • Melhorar a qualidade da merenda escolar, com ênfase na regionalização do cardápio alimentar, priorizando as aquisições de produtos da agricultura familiar do município
  • Investir sistematicamente na escolarização e profissionalização de jovens e adultos
  • Implantar uma política de combate às drogas, à prostituição infantil, exploração sexual de crianças e adolescente (pedofilia), ao bullying, racismo e a todas as formas de preconceito, de maneira articulada com programas dos demais entes federativos;
  • Adotar uma estratégia educativa e de criação da consciência de conservação do patrimônio público;
  • Ofertar nas escolas municipais, a alfabetização de adultos e cursos profissionalizantes para pais e familiares de alunos;
  • Criar curso preparatório – Cursinho Pré-Vestibular – direcionados para o ENEM e vestibulares, para possibilitar a estudantes de famílias com poucos recursos, o ingresso em instituições de nível superior;
  • Estabelecer parcerias para oferecer aos alunos da rede pública municipal, cursos para a aprendizagem de um segundo idioma, para reduzir o abismo educacional e garantir oportunidades iguais de crescimento profissional a todos os jovens;
  • Incluir no currículo municipal atividades didáticas, extra classe, sobre princípios de saúde, saúde bucal, prevenção de doenças, alimentação e higiene, adequadas a cada faixa etária, para criação de uma geração de jovens mais saudáveis;
  • Promover ações apoiadas em cartilhas e outros materiais didáticos e informativos, sobre questões relacionadas à saúde, para disponibilização aos alunos da rede pública municipal e seus familiares;
  • Implementar a inclusão digital nas escolas municipais, oferecendo acesso à Internet, com laboratório de informática em cada estabelecimento de ensino municipal;
  • Resgatar datas cívicas, realização de festividades, criação de fanfarras e implementação de calendário de jogos escolares;
  • Criar espaços para uso pelos professores, destinado a estudos e pesquisas, com biblioteca e acesso à internet;
  • Criar um aplicativo dedicado à educação, para padronizar as atividades e temas utilizados nas salas de aula municipais, assim como controlar a assiduidade e frequência de alunos, podendo ser acessado pelos pais;
  • Estabelecer convênios com o Governo do Estado para apoiar as escolas de nível médio do município, para melhorar os padrões do ensino na região;
  • Firmar parcerias com escolas técnicas ou profissionalizantes particulares, para oferecerem formação a alunos da rede pública municipal;
  • Promover a atração para o município de estabelecimentos de ensino superior, tanto públicos como privados, com objetivo de transformar Canaã dos Carajás em um polo universitário;

>> Todas as Propostas de Jean Carlos.

Josemira Gadelha (MDB)

  • Construir creches em período integral e regular nos bairros da zona urbana e rural;
  • Construir escolas de tempo integral para ensino infantil e ensino fundamental na zona urbana e rural;
  • Ampliar as vagas da rede municipal de educação para ensino de tempo regular e integral;
  • Ampliar a quantidade dos laboratórios de ciências e informática nas escolas de toda a rede municipal;
  • Implementar o Centro de Mídias Educacionais, e Centro de Avaliação Institucional e Aprendizagem para acompanhamento das ações da Secretaria Municipal de Educação;
  • Ampliar o espaço e atendimento do Centro de Atendimento Educacional Especializado – Viver e Conviver;
  • Ampliar o atendimento no transporte escolar da zona urbana e rural;
  • Construir a sede própria da Secretaria Municipal de Educação;
  • Intensificar as políticas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de atendimento ao público de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Implementar Acordo de Cooperação Técnica de Formação Inicial e Continuada (FIC) e implementar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) em parceria com o
    Instituto Federal do Pará (IFPA);
  • Ampliar o Programa Aprender Mais em toda rede municipal de educação com foco nos atendimentos aos estudantes com déficit de atenção;
  • Ampliar o atendimento de equipes multiprofissionais nas escolas (psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, médicos e odontólogos);
  • Avançar nos programas e ampliar ações de saúde preventiva nas escolas;
  • Incentivar a cultura e esporte nas escolas da zona urbana e rural;
  • Políticas de valorização profissional incluindo a formação continuada de educadores;
  • Implementação e incentivo aos grêmios estudantis para dar voz aos estudantes dentro do processo educacional;
  • Potencializar as práticas educacionais através das metodologias que busquem a evolução sustentável dos indicadores de desenvolvimento da educação básica (IDEB);
  • Construir os prédios e laboratórios para abrigar instituições públicas de educação de nível médio, profissional e superior;
  • Ampliar o número de vagas nos cursos de graduação existentes e diversificar a oferta de novos cursos nas áreas de humanas, sociais, saúde e exatas e dos cursos técnicos profissionalizantes, através de convênios e parcerias com instituições públicas e privadas;
  • Empenhar para a implementação de parceria entre Estado e Município para construção da Escola Técnica Pública integrado ao Ensino Médio;
  • Implantar e ampliar vagas em cursos de pós-graduação de especialização e mestrado no Município por meio de convênios com instituições públicas;
  • Implantar cursos de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), libras e informática para estudantes do Ensino Fundamental e Médio em parceria com as instituições de ensino superior como forma de envolver a comunidade acadêmica com a sociedade;
  • Implementar as políticas de incentivo aos alunos do ensino médio para fortalecer a parceria com o Estado visando a melhoria da qualidade do ensino médio;
  • Efetivar parceria com o IFPA para a oferta de cursos de qualificação por meio da Formação Inicial Continuada – FIC e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com
    a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos-PROEJA;
  • Implantar cursos livres para alunos do ensino fundamental séries finais e ensino médio, desenvolvendo suas habilidades além dos requisitos curriculares comuns estipulados para educação brasileira;
  • Ofertar e ampliar vagas de curso preparatório para o ENEM, vestibulares e concursos para oportunizar o ingresso em instituições de ensino superior

>> Todas as propostas de Josemira Gadelha

Júnior Super (MDB)

O Programa Comunidade Escolar será um programa do novo formato de governo Júnior Super, onde as escolas de Rede Municipal de Ensino, ficarão abertas para a comunidade aos sábados, das 13 às 18hs, num compromisso com a continuidade, o aperfeiçoamento e as mudanças as áreas de atendimento as demandas sociais, abrangendo o combate a violência, a ação social e a segurança alimentar, a educação infantil e o ensino fundamental, com cultura , esporte e lazer. O programa terá como missão valorizar a escola como um espaço aberto de conhecimento, promovendo parcerias e ações integradas
para o desenvolvimento da comunidade local. Estimular a participação ativa e consciente e reforçar os princípios que embasam e estruturam o processo de gestão transparente e democrática da escola.

a) – Construção da Cidade Universitária de Canaã dos Carajás, dotada d um moderno prédio adequado as atividades docentes e discente de nível superior, para abrigar as atividades docentes e discentes de Universidades Federal e Estadual, contando a área do Campos, com espaço para as Faculdades Particulares de ensino presencial se estabelecerem no Município;

b)– Construção de um moderno Centro de Ensino Profissionalizante, para abrigar as instituições públicas ou privadas, prestadoras de serviços de formação, treinamento e capacitação de técnicos para atender as demandas das instituições empreendedoras em atividades no Município;

c) – Apoio a mobilidade da classe docente e discente do Município, da área rural e urbana do Município, com a concessão de transporte gratuito aos escolares conviventes em família de baixa renda;

d) – Desenvolver Política de Apoio ao estudante optantes dos programas do Governo Federal de incentivo ao acesso e formação acadêmica, dentre os quais o ENEM;

e) Implantação de biblioteca digital municipal ;

f)- Garantia de transporte eficiente e confortável aos estudantes da área rural do Município;

g) – Implantação da Política de Apoio a valorização do Magistério, equiparando o salário dos Professores a remuneração mais paga a professores do Brasil.

>> Todas as propostas de Júnior Super

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Por
Jorge Clésio