Defesa Civil e Vale promovem simulado de emergência de barragem em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Barragem do Sossego da Vale em Canaã dos Carajás Foto: Seny Lima / Portal Canaã

A Coordenadoria de Defesa Civil Estadual do Pará, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros de Canaã dos Carajás, com o apoio da Vale, realizaram nesta quarta-feira, 24 de novembro, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da mina do Sossego, localizada no município de Canaã dos Carajás. A atividade é uma ação preventiva, prevista em lei, com o objetivo de gerar maior conhecimento, orientar e dar segurança aos moradores que residem na região. É importante destacar que a barragem está estável e operando normalmente.

Comunidade da Vila Bom Jesus participou de exercício simulado

O Tenente Coronel BM Carvalho da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual fala sobre importância da realização do simulado. “A avaliação do simulado é extremamente positiva. Todo simulado é a fase final de um ambiente de preparação para uma situação de emergência. Então, quando a gente realiza um simulado, identificamos pontos que podem melhorar, atuamos para melhorar esses pontos e assim estarmos mais preparados para atuar numa resposta. É importante que a comunidade participe, entenda que a gente dá o suporte por meio dos simulados. Que essa é uma ação de prevenção e que isso vai fortalecer a segurança”,

O simulado é um exercício para testar o funcionamento das sirenes e o deslocamento das comunidades até os locais seguros, bem como validar as rotas de fuga, pontos de encontro e a sinalização indicados no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) com os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS). A ZAS é a região a jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou tempo de chegada de até 30 minutos, sendo, portanto, prioritária numa emergência.

  Cartão Reforma já começa a movimentar o comércio de Canaã dos Carajás

Morador da Vila Bom Jesus há 35 anos, seu Vitor Hugo de Almeida Leal, participou do simulado. Ao ouvir a sirene, ele seguiu pela rota de fuga e chegou ao ponto de encontro. “É muito bom esse simulado. Essa comunicação assim, para gente ficar sabendo se por acaso acontecer, a gente saber para onde se locomover. Já sei a rota onde devo ir e o ponto de encontro”, conta Vitor.

De acordo com a gerente de relacionamento com comunidades da Vale, Silvia Cunha, “o simulado foi uma oportunidade de colocar em prática o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), com o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência”, comenta.

Todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde do município, foram tomados tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores da localidade.

Legislação

O estabelecimento da realização de simulados passou a vigorar a partir da publicação da Portaria ANM nº 70.389/2017. O exercício é uma atividade preventiva já prevista no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A atividade tem também o apoio e participação da Prefeitura Municipal de Canaã, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Secretaria de Segurança Viária de Canaã dos Carajás e a Defesa Civil Municipal de Parauapebas.

  Pró-Saúde encerra gestão dos Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro

Preparação para o simulado

Como parte da preparação, profissionais da Vale e do Corpo de Bombeiros visitaram os moradores de casa em casa para orientar sobre procedimentos de segurança e sensibilizar a comunidade sobre a importância da participação no simulado.

No período entre 2018 e 2019, cerca de 800 pessoas da comunidade já visitaram a barragem, além de representantes do Grupo de Trabalho do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), Comitê Ambiental de Canaã, Defesa Civil do Estado e municipais e imprensa de Canaã.

Deixe uma resposta

Leia mais