Confira a programação completa do mês de Setembro na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles

A programação do mês de setembro da Casa da Cultura da Canaã traz pintura, exposição, cinema e muita diversão. Iniciando esta semana, o universo das cores invade o espaço com a Oficina de Pintura em Tecido. Das técnicas de luz e sombra às combinações de cores, as atividades vão transformar os alunos em mestres da pintura. A programação segue até sexta-feira, (13/9), das 14h às 18h.

Continua em cartaz a exposição Natural de Onde Venho. A mostra reúne doze quadros produzidos pela professora Celeste Mendes da Silva em conjunto com seus alunos da Escola Teotônio Vilela, em Canaã dos Carajás. As obras exaltam a importância de se atentar no espaço em que vivemos e a preservação da natureza. De segunda a sábado, das 8h às 19h.

No sábado (14/9), às 9h, os alunos da Escola de Música e Dança vão homenagear aqueles que mais contribuem para a sua formação: a família. Todos os familiares e amigos estão convidados para celebrar esse momento especial e acolhedor na Festa da Família.

A Roda de Conversa com Pioneiros, cidadãos que formaram a cidade de Canaã dos Carajás, também é um dos destaques do mês. Toda terça, às 16h, uma dessas personalidades irá compartilhar um pouco de suas histórias e saberes. As rodas acontecem dentro do acervo histórico da Casa. A programação foi aberta pela pioneira Maria Ermita Bezerra (Maria Enfermeira). No dia 10/09, a roda acontecerá com o pioneiro Cima Gomes da Silva. No dia 17/9, é a vez da pioneira Edna Alves de Sousa Paula, e para fechar a programação, o pioneiro Luiz Rodrigues Pereira, no dia 29/9.

A música segue na programação da Casa, com o projeto Show de Casa, que apresenta ao público artistas locais e oferece pratos típicos do ritmo tocado pelo artista no dia. Dia 21/9, às 20h, o cantor Nando Alves apresenta a música brega e a tradicional maniçoba será o prato da noite. O público poderá experimentar ainda um delicioso hambúrguer ao som de muito rock nacional com a Madah Beer Band no dia 28/9, a partir das 20h.

Luz, câmera, ação: o filme “Amazônia Eterna”, que aponta possíveis caminhos para a humanidade enxergar as diversas camadas – social, política e econômica – da maior floresta tropical do mundo, será exibido no dia 25/9, às 18h, na EMEIF Raimundo de Oliveira, na Vila Bom Jesus.

Todas as atividades e eventos são gratuitos e sujeitos à lotação do espaço. A Casa da Cultura de Canaã está localizada na Rua das Esmeraldas, 141, no bairro Jardim das Palmeiras.

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás 

A Casa da Cultura é um centro cultural gerido pela Fundação Vale e mantido pela Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, com o objetivo de contribuir com a democratização de acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

O espaço conta ainda com uma Sala de Leitura com mais de 5 mil livros. Toda sexta há contação de história, às 10h e 16h. A atividade estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentivando o interesse pela leitura e a formação intelectual e social das crianças participantes. 

Nas terças e quintas, a Oficina de Teatro explora a imaginação criativa dos alunos para um primeiro contato com as artes cênicas, improvisação e atuação. As atividades acontecem de 14h às 18h e de 18h às 22h.

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta